EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

24 de Fevereiro de 2020

Fotógrafo santista é selecionado para evento na Europa

Dennis Calçada também prepara exposição 'Santos em Versos'

O olhar atento e curioso do fotógrafo santista Dennis Calçada à natureza acaba de receber reconhecimento nacional. Ele foi um dos três fotógrafos brasileiros selecionado por uma marca alemã de papéis fotográficos pela qualidade do trabalho.

A foto selecionada de Calçada foi captada na estrada da Caixa D’água, em Tiradentes (MG), no início do ano, onde ele esteve para apresentar outro trabalho selecionado para o Festival de Fotografia de Tiradentes. “Resolvi, de bicicleta, conhecer melhor o entorno. Como era bem cedo, me deparei com um cenário diferente, com a névoa da manhã e aquele frio típico daquela região. Foi um momento bem bacana e fui agraciado com essa bela imagem”, conta.

Os outros trabalhos selecionados foram de Nilmara Silva, de Minas Gerais e de Hamilton Souza, do Rio de Janeiro. Os três vão ganhar a impressão da foto em um papel especial para Fine Art, técnica voltada para a alta qualidade da imagem.

Mas além da foto impressa, Calçada destaca que a participação em concursos ajuda a dar visibilidade a seu trabalho. “Muitas galerias levam isso em consideração no momento de abrir as portas para um fotógrafo”, afirma ele, que em 2017 teve uma foto vencedora de um concurso promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos.

Exposições

No ano passado, ele esteve em cartaz com sua primeira exposição individual, 'Alaya', palavra que vem do sânscrito que significa morada interior, que passou pelo Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss) e na Câmara. Este trabalho teve a curadoria do fotógrafo Araquém Alcantara e foi onde Calçada buscou fazer com que o espectador não apenas contemplasse as 18 imagens, em preto e branco, mas mergulhasse e se reconectasse com o seu eu interior, da mesma maneira que se faz quando se está em contato com a natureza.

Para janeiro, o fotógrafo já prepara uma nova exposição, que desta vez vai trazer registros em comemoração ao aniversário de Santos.

“Será fora do clichê turístico da cidade, com um olhar que vai surpreender mais as pessoas”, explica ele que já selecionou 40 fotos de ângulos inusitados e fora do comum, dos registros que faz desde 2016, seja da praia, da arquitetura, do Centro Histórico ou de cenas do cotidiano.

A nova mostra, Santos em Versos, ainda não tem data definida para abertura, mas acontece no Shopping Pátio Iporanga, no Gonzaga.

Tudo sobre: