Festival de Cenas Teatrais de Santos abre inscrições neste sábado

Com o tema ‘Entre a Voz e o Silêncio’, o evento alternará sessões presenciais e virtuais entre 16 e 30 de novembro

A tecnologia torna-se aliada para que a 24º Festival de Cenas Teatrais (Fescete) chegue ao público. Pioneiro no segmento, a mostra inova e ‘monta’ um de seus palcos desta edição na internet. Com o tema ‘Entre a Voz e o Silêncio’, o evento alternará sessões presenciais e virtuais entre 16 e 30 de novembro. Neste ano, as inscrições ocorrem a partir de sábado (15) e são realizadas apenas pelo site do Fescete.

 A ficha cadastral e o regulamento estão disponíveis no endereço da mostra teatral. De acordo com a organização, o festival ocorrerá seguindo todos os protocolos internacionais de saúde e, por conta das restrições sanitárias e pela limitação de pessoas em teatros e espaços públicos, prevê exibir as produções simultaneamente no YouTube.  

A categoria mirim terá 15 grupos selecionados. Já na categoria estudantil, estão previstas 24 escolas. Unificada, a categoria adulto e monólogo abrangerá 25 grupos teatrais com as respectivas cenas, reunindo um ou dois atores.  

Cada mostra terá uma comissão dedicada de orientadores, que analisará as produções submetidas e enviará suas considerações individuais ou coletivas via roda de partilha virtual sobre os trabalhos cênicos.  

O júri escolherá cinco cenas para apresentações presenciais, que serão veiculadas nos canais digitais do Fescete, juntamente aos demais vídeos selecionados nesta edição.    

Premiação e poesia

Troféus e certificados farão parte da premiação do evento, que também abre inscrições para o 16º Concurso Estudantil de Poesia para alunos do ensino fundamental 1 e 2, médio e universitário.  

Cada candidato só pode concorrer virtualmente com uma poesia, também a partir de sábado, sendo que os quatro primeiros colocados receberão bolsa anual e gratuita do Curso Livre de Formação em Artes Cênicas do Tescom.  

Com homenagem à atriz Walderez de Barros, a 24ª edição do Fescete é uma realização do Tescom, em parceria com a Secretaria de Cultura, com apoio da TV Tribuna. Outras informações no Facebook https://www.facebook.com/fescete.tescom.