Fescete se reinventa e será todo virtual

Festival de teatro mais tradicional do País ocorrerá em novembro

Por: Da Redação  -  20/06/20  -  11:40
Funarte destinou quantia para valorizar e fortalecer a expressão teatral brasileira
Funarte destinou quantia para valorizar e fortalecer a expressão teatral brasileira   Foto: Divulgação

A 24ª edição do Festival de Cenas Teatrais (Fescete) já tem nova data marcada no calendário cultural de Santos: 16 a 30 de novembro. Por conta da pandemia, em princípio o Fescete prevê exibir as produções em simultâneo no YouTube, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).


Ao mesmo tempo, ampliará o público do festival mais tradicional do gênero no País. As inscrições, inclusive, estarão abertas em nível nacional e poderão ser feitas de 15 a 30 de agosto, no site.


Para cada categoria há uma especificidade. A mirim, por exemplo, será realizada totalmente por meio virtual, “A apresentação será feita sobre o processo de desenvolvimento daquele estudo do grupo, feito pelas crianças com o seu diretor”, comenta Karla Lacerda, diretora da Escola Tescom, realizadora do festival. 


No estudantil, serão cenas produzidas diretamente das casas dos atores, sob o comando dos professores e diretores de cena, tudo virtualmente também.


Já na categoria monólogo e adulto, que compõem uma só, será híbrida, em alguns momentos sendo diferenciada. “A primeira etapa dessa categoria é no campo virtual, depois do envio do vídeo, teremos live para conversas e orientações, e a escolha para as cinco finalistas”, explica Karla. “Seguindo as orientações, está pautado para novembro. Mas se tiver a possibilidade e a liberação do presencial, nós iremos fazer essas cinco apresentações em uma noite presencial, seguindo todos os protocolos indicados pela questão da saúde. Então só terá presencial se estiver liberado essa possibilidade de encontro”.


Porém, se ocorrer a liberação presencial, o público será bem reduzido, para que possa acompanhar os protocolos sanitários do País. 


Contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Santos Port Authority (Autoridade Portuária), o Fescete é uma realização do Tescom, em parceria com a Prefeitura de Santos, Porto Cidade, Secretaria Especial da Cultura via Ministério da Cidadania e do Governo Federal, com apoio do Sesc Santos e da TV Tribuna


Sem taxa


A edição do Festival de 2020 tem taxa gratuita de inscrição. “Neste ano, o Festival assume essa inscrição gratuita, para que de alguma forma colabore com o grupo dentro da participação do Fescete”, diz a diretora, que convida grupos teatrais de todo o País para se inscrever.


Destaques


Os destaques da edição serão contemplados em todas as categorias juntamente com certificação da participação de todos. “Na categoria mirim, será valorizado muito o processo de criação feito no distanciamento pelos diretores para, acima de tudo, valorizar o processo. Na estudantis, serão outros destaques que estarão contemplando a criação em casa desses alunos e o processo de criação deles. Em monólogo e adulto, seguem praticamente os mesmos pontos de análise”, detalha Karla, ao salientar que o Fescete não tem um caráter apenas competitivo, mas também formativo, de encontro de criadores. “Um espaço de troca de construção de conhecimento, coletiva e participação de diferentes atores, alunos, não só da nossa cidade, mas também do País todo”.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter