EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

6 de Agosto de 2020

Feiras literárias se adequam à nova realidade

Com o crescimento dos casos da Covid-19 no Brasil, diversos eventos adiaram suas edições para o fim do ano

O calendário de eventos literários está de cabeça para baixo. Com o crescimento dos casos da Covid-19 no Brasil, diversos eventos adiaram suas edições para o fim do ano. Em Santos não é diferente. A Tarrafa Literária, que costuma acontecer em setembro, será empurrada para o fim de novembro ou início de dezembro.

“Não queremos pular 2020. Vamos fazer uma edição com uma evolução grande no campo do streaming, de exibir ao vivo um audiovisual pelas redes e pela internet. Imaginamos que até dezembro a gente possa ter plateias novamente”, comenta o idealizador do evento e colunista de A Tribuna, José Luiz Tahan.

O livreiro e proprietário da Realejo Livros conta ainda que caso não seja possível realizar no formato tradicional, pretende adaptar o evento este ano. E fazer uso das lives para garantir mais uma edição da Tarrafa, que costuma reunir autores nacionais, regionais e internacionais.

“De acordo com a evolução, a gente pretende fazer uma edição adaptada e aprender a fazer o máximo dentro da adaptação e do novo formato. Um formato necessário para esses tempos. Como não há protocolo, é uma surpresa mundial, e acreditamos ser passageiro. A gente pretende fazer o evento usando as ferramentas adaptadas para a realidade atual”.

Flipoços e Flip

Anteriormente previsto para os dias 25 de abril e 3 de maio, o Festival Literário Internacional de Poços de Caldas 2020 (Flipoços) foi adiado para agosto. Agora, o evento está marcado para o período entre 7 e 15 de novembro, junto com a 15ª Feira Nacional do Livro, no Espaço Cultural da Urca.

A curadoria do festival, acatando as determinações dos órgãos municipais, estaduais e federais transferiu a realização desses eventos acreditando que até lá a situação esteja melhor resolvida. A grade de programação, com possíveis alterações, será divulgada em breve, segundo os organizadores.

Logo no início da pandemia, em março, a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) anunciou o adiamento da edição 2020. Ainda sem data definida, os organizadores pretendem realizar o evento em novembro.

 

Tudo sobre: