Fandango caiçara é tema de live em Peruíbe neste sábado

A expressão musical-coreográfica-poética e festiva é comum no litoral sul do estado de São Paulo e o norte do estado do Paraná

Por: Por ATribuna.com.br  -  23/05/20  -  00:12
Abençoada pela natureza, Peruíbe completa hoje 61 anos de emancipação político-administrativa
Abençoada pela natureza, Peruíbe completa hoje 61 anos de emancipação político-administrativa   Foto: Divulgação / PMP

Tradicional expressão cultural do litoral sul paulista, o fandango caiçara vai invadir a internet na noite deste sábado (23). A ‘live’ com o grupo Mandicuera promete tocar o melhor do estilo musical celebrado em festas das comunidades tradicionais da região. 


A apresentação ao vivo pode ser vista pelo Facebook, a partir das 20h horas, na página da Associação Mandicuera. A entidade promove cultura popular como forma de salvaguarda dos bens culturais do povo caiçara, estimular e promover a sobrevivência destas manifestações como a Festa do Divino, Festa do Fandango, Folia do Divino, Boi mamão e terço cantando.


Reconhecido desde 2013 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o fandango caiçara é uma expressão musical-coreográfica-poética e festiva, cuja área de ocorrência abrange o litoral sul do Estado de São Paulo e o litoral norte do Estado do Paraná. Possui estrutura complexa, por unir celebração, a religiosidade, a música e a dança, prestígios e rivalidades, saberes e fazeres.  


É classificado em batido e bailado ou valsado, cujas diferenças se definem pelos instrumentos utilizados, pela estrutura musical, pelos versos e toques. Nos encontros, são estabelecidas redes de trocas e diálogos entre gerações, intercâmbio de instrumentos, afinações, modas e passos viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças. 


Logo A Tribuna
Newsletter