Falando Séries: Os bastidores de 'Por Trás Daquele Som'

Série documental inspirada no podcast do músico Hrishikesh Hirway, estreou novos episódios na Netflix

Por: Lucas Krempel  -  19/12/20  -  11:48
Hirway continua com um trabalho extremamente minucioso
Hirway continua com um trabalho extremamente minucioso   Foto: Reprodução/Netflix

Por Trás Daquele Som série documental inspirada no podcast do músico Hrishikesh Hirway, estreou novos episódios na Netflix. E os escolhidos para a segunda temporada são Dua Lipa, The Killers, Nine Inch Nails e Natalia Lafourcade.


Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Hirway continua com um trabalho extremamente minucioso ao deixar o artista bem à vontade para falar da origem de grandes hits. Como surgiu a letra, quem participou da montagem da canção, onde foram dados os primeiros acordes. Tudo muito bem explicado em episódios com duração média de 25 minutos.


Atração do segundo episódio, o The Killers, em 2004, estourou com o seu debute, Hot Fuss, que vinha com quatro singles de peso: Mr. Brightside, Somebody Told Me, All These Things That I've Done e Smile Like You Mean It


Pouco mais de dois anos após esse sucesso estrondoso, o grupo sabia que não poderia deixar o ritmo cair com o álbum sucessor. Sam’s Town, de 2006, teve como carro-chefe o single When You Were Young.


Agora, 14 anos após o lançamento da faixa, <FI5>When You Were Young</FI> tem toda sua história revelada pelos integrantes do Killers. 


“Lembro que esta música foi um divisor de águas para nós. Nossas músicas eram sobre assassinatos, boates e namoradas que pareciam namorados. E, de repente, esta pareceu profundamente pessoal”, comenta o baterista, Ronnie Vannucci, logo no início do episódio.


Logo em seguida, o guitarrista, Dave Keuning, falou sobre os primeiros acordes de When You Were Young. “Tinham certos acordes que estavam pairando pelo estúdio há meses. Muitas ideias surgem de uma sequência de acordes. Você tenta fazer algo e aquilo evolui”.


Os integrantes recordam que a faixa nasceu acidentalmente no fim de um ensaio. “O Mark (Stoermer, baixista) estava brincando com as cordas do baixo”, diz o guitarrista. “O Dave sugeriu subir. Ele adicionou uma nota. O riff passou de três a quatro notas por causa da sugestão dele”, completa Stoermer.


Ter essas informações de bastidores é muito interessante para os fãs. Ainda mais sobre um dos maiores sucessos da banda de Las Vegas.


Com Dua Lipa, outra grande estrela da segunda temporada, o foco é o single Love Again, do segundo álbum de estúdio, Future Nostalgia, lançado no início da pandemia do novo coronavírus.


Entre similaridades com o hit do The Killers está a forma despretensiosa como a faixa surgiu. “Eu estava passando por umas merdas pessoais. Estava atrasada, no meio de uma confusão, então entrei no estúdio e pensei: certo. Talvez certas coisas precisem acabar e eu tenha que trazer para minha vida uma nova energia positiva”, comenta a cantora, logo no início do episódio, relembrando o término de um relacionamento.


Na sequência, seus parceiros inseparáveis, Clarence Coffee Jr (co-autor), Stephen Kozmeniuk (produtor e co-autor) e Chelcee Grimes (co-autora), revelam influências e pequenos ajustes feitos ao longo da montagem da faixa.


Divertida e rica de informações sobre grandes sucessos da música mundial, Por Trás Daquele Som tem muita coisa a explorar. Espero que mais temporadas sejam adicionadas nos próximos meses.


Logo A Tribuna
Newsletter