Falando séries: GDKL - Um passeio incrível pela história dos games mais clássicos

Série é importante para explicar aos mais novos toda a evolução dos games até a geração PS5 e Xbox Series X

Por: Lucas Krempel  -  22/08/20  -  19:49
Uma sequência dessa série é extremamente necessária para os fãs
Uma sequência dessa série é extremamente necessária para os fãs   Foto: Reprodução

Os apaixonados por games ganharam uma série documental incrível na Netflix. GDLK: High Score explora a origem de clássicos como Space Invaders, Pac-Man, Doom, Final Fantasy, Mortal Kombat, Street Fighter, Sonic the Hedgehog, entre tantos outros.


GDLK é importante para explicar aos mais novos toda a evolução dos games até a geração PS5 e Xbox Series X. A série não embarca em títulos recentes, como The Last of Us ou Call of Duty, mas mostra os desafios encontrados pelos criadores dos maiores clássicos.


Entender o que passou pela cabeça do criador de Space Invaders ou o que levou o idealizador de Pac-Man a desenvolver esse clássico já garante um programa muito especial. Os dois são destaques do primeiro episódio. Cada capítulo tem em média 45 minutos. São seis ao todo.


O segundo episódio de GDLK apresenta como a Nintendo conseguiu se transformar em uma gigante dos games nos Estados Unidos. Antes de estourar com Donkey Kong, o início foi com um jogo de cartas.


RPG é o que move o terceiro episódio da série. A evolução dos games a partir da influência de Dungeons & Dragons mostra como o mercado foi revolucionado.


Tão marcante como a música, o personagem e a jogabilidade, Sonic também sempre é lembrado pelo “Segaaaaa”, que vinha antes do início do game. A Sega, destaque do quarto episódio, foi quem lançou o console Genesis, que tinha o porco-espinho como principal carro-chefe.


No mesmo episódio, o público também tem acesso ao início da Electronic Arts, hoje muito identificada com os jogos Fifa, NBA, NHL, MLB, UFC, entre tantos outros de esportes. Mas foi a parceria com a lenda do futebol americano John Madden, ex-técnico e comentarista da NFL, que colocou a empresa em outro patamar.


Street Fighter e Mortal Kombat, dois dos games de combate mais populares da história, são destacados no quinto episódio. Por trás de todo sucesso, a polêmica envolvendo a violência gráfica dos jogos também é ressaltada.


O episódio derradeiro explora a experiência 3D dos jogadores, com Wolfenstein, além do modo multiplayer (multijogador) de Doom.


Não sei se está nos planos dos realizadores, mas uma sequência dessa série é extremamente necessária para os fãs. Avançar até os dias atuais e trazer as revoluções impostas por PS5 e X-Box Series X é algo inevitável.


Logo A Tribuna
Newsletter