Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão inspira livro

Obra de Welington Ribeiro Borges será lançada no 2º semestre

Por: Guilherme Gaspar & Da Redação &  -  03/04/19  -  10:50
  Foto: Divulgação

A 50ª Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão está confirmada para este ano. Por conta do Jubileu de Ouro, as maiores fases do evento serão contadas em 'Uma História de Amor e Paixão - 50 Anos da Encenação da Paixão de Cristo em Cubatão'. Destinado a todos os públicos, o livro tem 96 páginas e foi escrito por Welington Ribeiro Borges, que trabalha na Secretaria de Cultura de Cubatão.


“A ideia partiu de um convite que recebi da Carla Vieira, produtora da Associação Incena Brasil, responsável pela montagem da encenação. Como sou historiador, aceitei o convite e iniciei as pesquisas em arquivos, colhendo informações de pessoas envolvidas no evento e identificando aquelas que pudessem ser entrevistadas. Algumas delas estiveram presentes na reunião ocorrida em 1969 com o Cônego Antonio Pedron, então pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lapa, para a organização do primeiro espetáculo, em 1970”, revelou o autor.


A obra narra os fatos que marcaram os primeiros anos do espetáculo, chegando até os dias atuais. Terá ainda informações sobre os personagens que se destacaram durante os 50 anos de evento. Entre eles, o ator José Augusto Silvério, que interpretou Cristo por 32 anos consecutivos. Zito, como ficou conhecido, pleiteou até mesmo o reconhecimento no Guinness World Records.


“As fontes de pesquisa foram variadas. Destaco as matérias produzidas pelo Jornal A Tribuna desde a década de 1970, produzidas pelo jornalista Manoel Alves Fernandes, o Maneco, que receberá uma homenagem póstuma no início do livro”.


O financiamento da obra será feito por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), enquanto a publicação ficará por conta da Editora Inteligência. O lançamento está previsto para o segundo semestre.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter