Edição de 2020 da Tarrafa Literária terá 11 mesas de debate em Santos

Festival acontecerá de 20 a 22 de novembro

Por: Da Redação  -  13/10/20  -  12:01
Maria Valéria Rezende será a homenageada da edição da Tarrafa
Maria Valéria Rezende será a homenageada da edição da Tarrafa   Foto: Divulgação

De 20 a 22 de novembro, os amantes da boa literatura têm encontro marcado na Tarrafa Literária, considerada um dos principais festivais da literatura nacional e internacional. O evento chega à sua 12ª edição em um formato totalmente diferente, adaptado para atender às medidas de biossegurança por conta da pandemia de Covid-19. Por isso, será todo virtual, com transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Serão 11 mesas de debates nos três dias da Tarrafa, todos com acesso gratuito pelos canais digitais, com autores de peso no mundo literário, como a homenageada deste ano, a premiada escritora santista Maria Valéria Rezende, radicada em João Pessoa (PB).


A autora, aliás, será responsável pela abertura do festival, em mesa virtual com o idealizador e dono da santista Realejo Livros, José Luiz Tahan, e com o premiado escritor cubano, Leonardo Padura, autor da tetralogia Estações em Havana, que posteriormente se tornou série da Netflix.


Outros grandes nomes da literatura nacional já confirmados na Tarrafa são: a jornalista Patrícia Campos Mello, a historiadora e antropóloga Lilia Schwarcz, o professor, historiador e compositor Luiz Antônio Simas, o escritor Itamar Vieira Jr., a premiada escritora Beatriz Brascher, a escritora infantojuvenil Sheila Hue e a professora e escritora Vivien Kogut Lessa.


Essas duas últimas, por sinal, lançaram recentemente a obra Ingleses no Brasil: Relatos de Viagem, 1562 - 1608, que reúne 12 narrativas de viagem, de diversos autores, trazendo origens do Brasil pelo olhar de navegadores, corsários, geógrafos e, principalmente, mercadores. Será um dos destaques da 12ª Tarrafa Literária.


O festival deste ano contará, ainda, com a realização da aclamada Tarrafinha Literária para o público infantil, por meio de uma avant première no dia 19 de novembro, com a participação da escritora e ilustradora Janaina Tokitaka e dos professores e alunos da rede municipal de ensino.


Adaptação ao digital


O diretor do festival revela que, com a pandemia, houve a necessidade da adaptação, visto que o festival jamais ocorreu de maneira que não fosse presencial. Todavia, alega que a tecnologia só tem a agregar neste momento. “O meio digital veio para somar e, com certeza, agregará muito nas próximas edições, que, ao fim da pandemia, tornarão a ser realizadas de maneira presencial, mas podendo contar com participações pontuais de autores a distância, em qualquer lugar do mundo, conectados virtualmente”, exalta Tahan.


O curador do evento ressalta ainda que nos próximos dias já poderá divulgar a programação final e comemora a chance da realização do festival mesmo num ano marcado pela interrupção de vários eventos importantes do cenário cultural brasileiro e mundial.


“Também tivemos que nos reinventar para seguirmos e continuarmos a nossa missão de incentivo a literatura. Tenho certeza que o nosso público irá se adaptar e curtir esse novo modelo que está sendo criado com muito esforço e carinho pela nossa equipe”, acredita o curador.


O Festival Internacional Tarrafa Literária conta com incentivo cultural da Lei Rouanet e Ministério da Cultura e tem patrocínio do Banco Itaú, Yaman Tecnologia e Brasil Terminal Portuário. Apoio da Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Cultura, além de Colégio Objetivo e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.


Logo A Tribuna
Newsletter