Democracia em Vertigem tem participação de santista em sua produção

Publicitário participou da finalização do filme, indicado ao Oscar como Melhor Documentário

Por: Lucas Krempel & Da Redação &  -  25/01/20  -  22:25
A indicação do longa ao Oscar foi uma surpresa para Daniel Azevedo
A indicação do longa ao Oscar foi uma surpresa para Daniel Azevedo   Foto: ( arquivo pessoal)

Representante brasileiro no Oscar, o documentário Democracia em Vertigem conta com um santista em sua equipe técnica. O publicitário Daniel Azevedo, de 39 anos, participou da finalização do filme, e não esconde a emoção de ver o longa entre os indicados ao prêmio da Academia.


“A indicação para o Oscar foi uma surpresa. Mas o documentário é uma surpresa desde sempre. Não imaginava. Achei que fossem deixar esse documentário obscuro. Você vê o Marighella, com todos os problemas na Ancine, ele está pronto desde o ano passado, sucesso em festivais internacionais, mas não consegue ser distribuído no nosso País”.


Azevedo conta que assistiu um dos concorrentes, The Cave, que se passa na Síria. E leu sobre American Factory, outro postulante. “A gente sempre torce, mas o mais importante é estar concorrendo no Oscar. Vai despertar o interesse das pessoas por essa parte da nossa história, com a visão da Petra (Costa), que eu concordo”.


Democracia em Vertigem retrata um dos períodos mais dramáticos da história brasileira, com a ascensão e queda de um grupo político e a trágica polarização do País. Com seu olhar pessoal, Petra combina relatos do complexo passado político e industrial da própria família e o acesso sem precedentes a lideranças antigas e atuais.


O publicitário, que tem experiência nas TVs Santa Cecília, Globo e Bandeirantes, conta que prefere não participar das discussões polêmicas sobre o filme, justamente por conta da polarização. “Me identifico com a narrativa do filme. É claro que não vai agradar o outro lado. Você sabe que tem muito fake news”.


Apesar de estar apenas em seu terceiro documentário (os outros dois foram Família na Tribo e Pauê - O Passo de um Vencedor), Azevedo possui vasta experiência no mercado publicitário. Figura recorrente em Cannes, ele participou da equipe vencedora no Grand Prix com uma animação do Burger King.


No entretenimento, também atuou com vídeo-cenário para o São Paulo Fashion Week, além de Carlinhos Brown, Marita Rita e Ivete Sangalo.


Sobre a participação no Democracia em Vertigem, o santista revela que nem sabia do que se tratava quando foi chamado. “O documentário já seria exibido no Festival de Sundance. Estavam em ajustes do corte final e sentimos a necessidade de trazer os tuítes da época e posts do Facebook”.


O finalizador não conhecia Petra, mas confessa ter virado fã da diretora. “Ela demonstrou muita humildade. Não imaginei que aquela pessoa estava no meio das manifestações. Mas depois de ver a narrativa do filme, virei fã”.


Logo A Tribuna
Newsletter