CriAtivar tem início nesta quinta-feira, com mais de 40 atividades, em Santos

Festival de Economia Criativa será on-line

A partir desta quinta-feira (24) até domingo (27), Santos se torna palco das discussões na área da Economia Criativa com o 1º Festival Internacional Santista de Criatividade, Inovação e Sociedade, o CriAtivar, onde mais de 40 atividades on-line devem trazer expoentes de várias áreas do empreendedorismo, que envolve também o universo artístico-cultural. O evento será transmitido gratuitamente pelo Facebook e Youtube do festival. 

A ideia inicial era que de o CriAtivar acontecesse presencialmente durante o evento de Economia Criativa da Unesco, que seria realizado em julho, em Santos, mas a pandemia mudou o formato. “Estamos trazendo para o evento as mentes criativas e disruptivas de empreendedores, executivos de empresas, artistas, criativos e pensadores do Brasil, de outros países e de Santos. Será um mix de pessoas dos segmentos do audiovisual, da música, design, arquitetura, games, do empreendedorismo social, da economia prateada, das minorias”, conta Denise Covas, uma das organizadoras do festival.

Dividido em quatro eixos temáticos, o evento gratuito vai abordar Cidade Criativa; Tecnologia, Inovação, Negócios e Empreendedorismo; Futuro, Sustentabilidade, Impacto e Cidadania; e Criatividade, Cultura e Arte. Neste último eixo, painéis devem tratar das possibilidades para o cinema, literatura e música. 

“Pelo fato de Santos ter o selo de Cidade Criativa da Unesco para o cinema, vamos ter três temas sobre isso. Um deles trata inclusive de como transformar a cidade em um polo do audiovisual”, afirma Denise. 

A literatura estará presente no painel Resistentes (e inovadores), livreiros no mundo dos algoritmos e e-books", onde José Luiz Tahan (livreiro, colunista de A Tribuna e criador do Tarrafa Literária), Tadeu Breda (jornalista e coordenador da Editora Elefante) e Renata Nakano (diretora-geral do Clube de Leitura Quindim) mostram a autenticidade e criatividade de pequenas livrarias, sebos, editoras e os novos modelos, como os clubes de assinatura. 

Na música, o músico santista Gabriel Panza, o cofundador da incubadora PAC Music, Pedro Valli, a cantora e compositora Bluebell e a pesquisadora e consultora em carreira Dani Ribas discutem sobre as formas de empreender na área, que tem um mercado que emprega uma série de profissionais, como autores, artistas, técnicos, produtores e empresários. 

“O festival é muito importante, pois ele funciona como uma espécie de farol para as pessoas, como diz nosso slogan, que fala para expandir sua visão de futuro. Houve um equilíbrio entre a criatividade, inovação e sociedade. E o grande diferencial deste evento foi não deixar o social de lado”, explica Danilo Tavares, também organizador do evento e fundador da Zopp Criativa. 

Mostra de design e vitrine

Mesmo sendo digital, o CriAtivar traz uma mostra de design virtual, que propôs a artistas transformar ideias para melhorar a sociedade em cartões postais. O primeiro lugar da exposição ficou com a obra Harmonia Infinita, de Letícia Martins Paschoaloni, de São Vicente. 

Mais de 70 empreendedores criativos, da área de arte, artesanato, cosméticos, decoração, design, moda, gastronomia, moda e lixo zero também terão espaço em uma vitrine virtual. A programação completa está no site

Tudo sobre: