Contação de histórias por vídeos em app incentiva a leitura e aproxima pais e filhos

Em função da pandemia, Bunna Talita conta histórias pelo WhatsApp

Por: Da Redação  -  04/08/20  -  11:34
Em função da pandemia, Bunna Talita conta histórias pelo WhatsApp
Em função da pandemia, Bunna Talita conta histórias pelo WhatsApp   Foto: Reprodução

Contadora de histórias há 12 anos, a pedagoga Brunna Talita, de 33 anos, teve de adaptar seu projeto originalmente presencial para o mundo virtual em meio à pandemia, criando uma nova forma de levar histórias e cultura para o público. 


Brunna integra o projeto O Casulo Viajante, que consiste numa kombi biblioteca, mais conhecida como a Kombi Literária. “É um trabalho de incentivo à leitura, para crianças e adultos. É itinerante, então viajamos para muitos lugares com ela”, explica. 


Foi assim, inclusive, que Brunna chegou a Santos. O projeto foi convidado para ficar na cidade durante três meses, porém, a contadora disse que gostou tanto da estada que já está morando há três anos aqui. 


Com a paralisação das atividades, o projeto teve de ser adaptado para o ambiente on-line. Nascia assim o projeto batizado de Uma História de Presente. Nele, qualquer pessoa que queira matar as saudades da mãe, do pai ou de algum parente próximo por meio da contação de histórias, contrata o trabalho de Brunna, que faz a contação por meio de chamadas de vídeo pelo WhatsApp. 


Temas


Os temas das histórias podem ser diversos e para todas as idades. “As histórias passeiam por todos os universos, tanto da cultura da infância, quanto outras culturas para adultos também”, diz a contadora. “Também existem os contos contemporâneos, que são os que encontramos nos livros, principalmente as histórias para as crianças. Elas partem muito dos livros. A gente se inspira neles e os transforma em uma narração”.


Para contratar e saber mais sobre o projeto literário, basta acessar os canais na internet, como Instagram (@brunnatalitacontahistorias), Facebook e YouTube (ocasuloviajante). Para quem quiser curtir uma leitura em família ou dar um livro de presente neste Dia dos Pais, Brunna dá três dicas. São eles: O Homem que Amava Caixas, de Stephen Michael King; Pê de Pai, de Bernardo Carvalho e Isabel Minhós Martins; e Pai e Eu Às Vezes, de María Wernicke.


Logo A Tribuna
Newsletter