Choro dá o tom da semana, de forma on-line, em Santos

Programação inclui lives, oficinas e debates

Por: Egle Cisterna  -  07/10/20  -  12:20
Painel aborda a trajetória de Canhotinho, com participação de Danilo Petroni
Painel aborda a trajetória de Canhotinho, com participação de Danilo Petroni   Foto: Divulgação

Divulgar um pouco mais sobre a origem e os representantes de peso que o ritmo tem, além de ser uma opção de entretenimento para os amantes do choro. Estes são os principais objetivos da Semana do Choro, que começa na noite de hoje e segue até segunda-feira, dia 12.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Diferentemente das edições anteriores, desta vez toda a programação gratuita será on-line, transmitida pelo Facebook e Youtube do Clube do Choro de Santos, que organiza o evento. Serão painéis, debates, apresentações de artistas locais, oficinas e rodas de conversa que lembram um pouco da importância história deste segmento da música, além do caráter social.


“Dia 23 de abril comemoramos o Dia Municipal e o Dia Nacional do Choro, cujo patrono é Pixinguinha. Já no dia 28 de junho, com o patrono Garoto, temos o dia estadual. Então, fazíamos várias programações já no primeiro semestre. Mas, neste ano, tudo ficou inusitado por conta da pandemia e tivemos que fazer desta forma e só agora”, comenta Luiz Pires, um dos diretores do Clube do Choro de Santos. A abertura acontece às 19 horas, com um painel que trata da trajetória artística do músico, compositor e instrumentista Canhotinho, considerado um dos melhores cavaquistas do Brasil e que integrou o conjunto tradicional paulistano Demônios da Garoa. O músico participa da live, mediada por Plácido Pereira Jr e Jorge Maciel, junto com Danilo Petroni, violonista do Clube do Choro de Montreal, no Canadá. Ele vai falar um pouco sobre a internacionalização do ritmo brasileiro e como ele é visto no exterior.


Música


Todos os dias, o evento é encerrado com apresentações gravadas de músicos da região. Hoje, a partir das 21h, o público pode conferir o show do grupo Pra Que Chorar, formado pelos músicos Obed Zelinski, Plácido Jr, Toninho Guedes, e Luiz Roberto.


“Fizemos as gravações antecipadamente tomando todos dos cuidados, mantendo o distanciamento, para poder exibi-las depois das lives. Na abertura será às 21 horas, mas, nos demais dias, deve acontecer por volta das 21h30”, informa Pires. Ao longo da semana, devem se apresentar os grupos Quinteto Luizinho 7 Cordas, Choro de Bolso, Aqui Tem Choro, Choro & Afins e Choro da Roda.


O cinema também terá vez no evento santista. O diretor Rafael Veríssimo, do documentário Garoto – Vivo Sonhando, que resgata a importância da obra do multi-instrumentista Aníbal Augusto Sardinha, conhecido por Garoto, participa de um debate mediado por Danilo Tavares, na sexta-feira, às 21h. Veja a programação completa no https://www.facebook.com/clubedochorodesantos.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter