Cartas escritas por moradores da Baixada Santista inspiram projeto de dança estadual

'An.dor - As Ruas são para Dançar' é proposta da Cia As Marias

Por: Egle Cisterna  -  22/10/20  -  15:30
A partir de cartas, grupo vai criar pequenas coreografias como modo de atualizar o espetáculo
A partir de cartas, grupo vai criar pequenas coreografias como modo de atualizar o espetáculo   Foto: Divulgação

Cartas escritas por moradores de Santos e Cubatão vão servir de inspiração para um projeto de dança premiado no Programa de Ação Cultural do Governo de São Paulo (ProAC). A ação faz parte do espetáculo An.dor - As Ruas são para Dançar, do grupo Cia As Marias.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O projeto selecionado no programa estadual de fomento no ano passado, iria circular por dez cidades paulistas levando os imaginários poéticos da cidade de São Bernardo do Campo, cidade de origem do grupo, mas por conta da pandemia, foi obrigado a repensar apresentação.


O resultado foi a ação poética Cartas para Cidade, um convite aos moradores para escreverem sobre seus afetos, desejos e sonhos para a cidade que habitam, a partir de um jogo de escrita criativa.


A partir dessas cartas, o grupo vai criar pequenas coreografias como modo de atualizar o espetáculo e promover uma interação direta com os moradores de São Bernardo, Santo André, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Santos, Cubatão, Tatuí, Matão e Birigui, que receberiam originalmente o espetáculo em suas praças. Essas criações estarão disponíveis nas plataformas digitais do grupo (@ciaasmarias) entre dezembro e janeiro.


Para participar, os moradores de Santos e Cubatão têm até amanhã para o envio das cartas, que deve ser feito por meio de um formulário no site https://cutt.ly/UgxGzVh.


A ideia é que as pessoas improvisem no texto, com as memórias, afetos, histórias e invenções de como sente e vive cidade. Você também poderá criar rotas e movimentos novos e nos surpreender com algo que só você sabe sobre seu modo de sentir essa cidade.


“Ficamos muito felizes de trabalhar com Santos e Cubatão, cidades que temos uma ligação muito grande. Em 2017, fizemos o projeto Por onde caminha o Mar, numa travessia das cidades que envolvem o Caminho do Mar até chegar ao Porto, Estar de volta, ainda que virtualmente, é muito importante”, afirma a integrante da Cia As Marias, Cristiane Santos.


Workshop


Ainda dentro do projeto, na sexta-feira, às 15h, acontece também, via plataforma zoom, um workshop Improvisação e Composição Coreográfica, gratuito e aberto, com vagas limitadas, onde o grupo vai compartilhar as possibilidades de criação e improvisação a partir de sua pesquisa de dança em espaços urbanos e suas reflexões diante do contexto da pandemia.


As inscrições podem ser feitas pelo site https://cutt.ly/ogxGc63.


Logo A Tribuna
Newsletter