Carlos Villagrán, o Quico, encanta gerações no Santos Criativa Festival Geek

Público vivenciou experiência com o ator do seriado Chaves nesta sexta-feira (15), nos Arcos do Valongo. Festival termina neste domingo (17)

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  16/11/19  -  12:33
Quico divertiu o público na terceira edição do evento
Quico divertiu o público na terceira edição do evento   Foto: Sílvio Luiz/AT

Idosos, adultos, jovens... Não importa a idade, diante de ídolos, todos voltam a ser crianças. Essa foi a atmosfera vivida na tarde desta sexta-feira (15), nos Arcos do Valongo, em Santos, quando o ator Carlos Villagrán, conhecido por interpretar o Quico, do seriado Chaves, subiu ao palco.


Com direito a caracterização, bola quadrada e uma mensagem de Pelé, que garantiu nunca ter feito um gol com a tal bola, Quico divertiu o público na terceira edição do Santos Criativa Festival Geek, o maior evento de cultura pop do país. 


Sorrir com as peripécias dele era algo natural, quase “sem querer querendo”, como diria Chaves, personagem interpretado por Roberto Gómez Bolaños (1929-2014).  


Aos 74 anos, Villagrán demonstrou disposição e boa forma com todas as brincadeiras e dancinhas no palco. Ele foi a atração mais celebrada até o momento do festival e pulou no meio do público. Resultado: mais festa de sósias de Quico, Chiquinha, Chaves, Chapolin e Seu Madruga – todos, fãs vestidos a caráter.


Mais a apresentar


Não só de Quico vive o festival. O evento, que termina neste domingo (17), tem outras atrações, como games, espaços para cosplayers (pessoas que se vestem de personagens de desenhos ou filmes), dança e músicas (veja programação nesta página).


O Santos Criativa Festival Geek permite o encontro da nostalgia e do que há de mais atual no cenário e na cultura pop. Até por isso, segundo o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal, o principal objetivo do evento é a troca de experiências. 


“É um festival que tem todas as qualidades de um grande projeto cultural. Ele é inclusivo, democrático, movimenta as cadeias produtivas, criativas e valoriza os artistas locais”, diz.


Família


Além dos cosplayers, que chamam muito a atenção pelas roupas e caracterizações, outra marca do evento é ser familiar. Nele, há crianças descobrindo um pouco do universo dos pais e vice-versa.


“Pensamos em movimentar a cadeia produtiva, mas o mais importante é o encontro das gerações, de pessoas, de pais e filhos”, diz Leal.


Também ao lado da família, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) ressaltou a importância de trazer mais pessoas ao Centro da Cidade, o que tem sido possível devido ao calendário de eventos na região. 


“Isso ajuda a movimentar o Centro e garantir público depois dos eventos. Esperamos que possam conhecer a Bolsa e tomar um café, visitar o Museu Pelé”, disse o prefeito, que resolveu entrar na brincadeira e trocar a roupa social por uma camiseta do Capitão América– personagem da Marvel. 


Comércio


Leal reforça o potencial do movimento geek no município, considerado o quarto mais nerd ou geek do país, segundo pesquisa da Amazon Brasil. 


De acordo com ele, o reflexo dessa sintonia entre Cidade e festival geek é uma cadeia turística aquecida, com comércios, hotéis e equipamentos públicos mais movimentados.


Logo A Tribuna
Newsletter