Brasileiro André Lamoglia será protagonista na série Elite, da Netflix: 'Grande orgulho'

Em entrevista exclusiva, ator carioca revela expectativas sobre a estreia e a vida em Madri

Por: Bia Viana  -  13/06/21  -  09:34
  Foto:

Estreando na Netflix como um dos protagonistas da quinta temporada da sérieElite, o brasileiro André Lamoglia, de apenas 23 anos, está conquistando o mundo. O ator carioca, que atualmente reside em Madri para acompanhar a produção da série, segue navegando pela cena latina: com passagens pela Disney, atuou na série argentina Disney Bia e foi protagonista em Juacas, produção indicada ao Emmy.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O despertar na atuação veio por orientação do irmão, o também ator Victor Lamoglia. Começando como assistente no teatro, André estudou idiomas, fez cursos de atuação e agora alça novos voos em sua potencial carreira internacional. Em entrevista exclusiva ao jornal A Tribuna, Lamoglia comentou sua empolgação com a estreia em Elite, a relação com esportes e sua grande paixão por novas culturas.


Como surgiu o convite para Elite?


Meu material foi enviado aos produtores pelo meu empresário, logo fiz uma bateria de testes e chamadas de vídeo com a produção, até que chegou a grande notícia. Já acompanhava e admirava muito a série antes de integrar o elenco. Trabalhar com a Netflix está sendo um prazer. Me causaram uma impressão positiva desde o primeiro dia que cheguei em Madri nos mais simples detalhes, seja com lembranças que deixaram na casa quando cheguei, seja com uma flor que enviaram ao anunciar minha entrada em Elite. É um grande orgulho trabalhar com uma empresa de grandes produções, admirada por grande parte das pessoas em todo o mundo.


Você já tinha gravado em espanhol anteriormente com a Disney, então imagino que o idioma não tenha sido uma barreira no trabalho. Mas você sentiu alguma diferença cultural? O que descobriu de mais interessante nessas viagens entre Argentina e Espanha?


O espanhol já era presente na minha carreira, então não foi uma barreira. Espanha e Argentina são realmente bastante diferentes culturalmente, mas ao mesmo tempo sinto que algumas coisas se parecem, algumas ruas por exemplo, o clima no inverno. Estou amando a experiência de viver na Espanha. Artisticamente, é enriquecedor poder viver em países diferentes fazendo o meu trabalho, porque assim vejo como é exercido o mesmo ofício em culturas diferentes, seja no estilo de produção no set ou a maneira de interpretar. Os roteiros argentinos, por exemplo, levam as indicações das cenas do lado esquerdo da folha e as falas do lado direito, na Espanha já é como no Brasil, o nosso jeito “clássico”.


  André já tinha experiência em séries latinas com sua participação na argentina Disney Bia
André já tinha experiência em séries latinas com sua participação na argentina Disney Bia   Foto: Reprodução/Disney

Pretende ficar mais tempo em Madri para outros projetos?


Por enquanto estou 100% focado em Elite, que é gravada inteiramente aqui. Na verdade não tenho muito spoilers para dar, o roteiro da série “minha vida”, literalmente, está sendo escrito a cada dia (risos). Mas com certeza teremos novidades para o futuro.


Como está a expectativa com a estreia da série e a projeção de sua carreira internacional?


A expectativa é grande, estou feliz com o trabalho que venho fazendo e acredito muito no projeto. Tento controlar a ansiedade com relação a tudo isso, nós atores temos que saber conduzir bastante esse tópico (risos). Meu maior sonho é ter a oportunidade de seguir fazendo o que amo, dando vida a boas histórias, aprendendo com cada projeto, e de alguma maneira tocar o público positivamente com meu trabalho.


Como foi seu início de carreira?


Comecei acompanhando meu irmão mais velho, Victor Lamoglia, que hoje além de ator está desenvolvendo seus roteiros e projetos pessoais. Quando tinha uns 14 anos, sempre acompanhava ele nas peças que fazia, e me encantava estar ali vendo todo aquele backstage. Cheguei a trabalhar com ele numa peça como stand in, montava cenário, levava água dos atores, eu adorava. Então pedi para meus pais para entrar em um curso de teatro, comecei a estudar e correr atrás das oportunidades.


Como foram suas primeiras experiências na TV?


O primeiro trabalho que gravei para televisão foi Juacas, do Disney Channel, que inclusive na segunda temporada fomos indicados ao Emmy. Segredos de Justiça foi meu primeiro trabalho que foi ao ar. Com certeza aprendi muito nas duas produções: em Juacas era tudo muito novo, então, aprendi bastante, não tinha vergonha de perguntar o que não sabia; e em Segredos de Justiça tive a oportunidade de contracenar com atores consagrados, como Gloria Pires e Marco Ricca.


Você sempre quis trabalhar em televisão ou esperava se aventurar em outros formatos?


A maior parte dos meus trabalhos foi na TV. Neste momento, estou gravando para streaming, mas meu primeiro trabalho, por exemplo, foi no teatro, que é um lugar que me traz uma sensação única, um frio na barriga. Acho que o personagem, a história e o roteiro são mais importantes que o formato.


Seu primeiro protagonista foi em Juacas. Como você se preparou para o papel?


Foram dois meses de preparação. Como era uma série sobre surfe, fomos para Florianópolis antes de começarem as filmagens. Ficamos hospedados em Itacaré, na casa do surfista Teco Padaratz, que também faz a série. Tínhamos aulas de surfe, para aprender cada detalhe desse esporte maravilhoso, que hoje faz parte da minha vida. Uma época que sinto bastante saudade, inclusive.


Você já tinha contato com o surfe antes desse trabalho?


Sim, tenho um tio que me levava para surfar, às vezes me arriscava um pouco com os amigos na praia também, mas depois da série e dessa vivência intensa com o esporte, a paixão só aumentou e hoje já virou um estilo de vida também. Amo o surfe!


Como foi trabalhar com grandes artistas como Glória Pires e Nuno Leal Maia nestes projetos? Imagino que tenha sido um aprendizado enorme.


Com certeza! Procurava sempre escutar muito sobre suas experiências e observava muito suas posturas no set.


Como tem sido a mudança para a Espanha diante da pandemia?


Como qualquer mudança, no início sempre tem aquele momento de adaptação em que você não conhece muita gente ainda, não sabe quais são os melhores restaurantes, uma academia por perto, coisas simples que com o tempo você vai descobrindo e fazendo disso uma rotina. A pandemia está melhorando por aqui mas ainda é uma realidade. Estou na esperança, como todos, para o mais rápido possível voltar nossas vidas normais e aproveitar Madri como essa cidade merece.


Quais foram as principais mudanças em sua rotina durante a quarentena?


Como a grande maioria das pessoas, passei a conviver com álcool em gel e máscara no dia a dia, com a preocupação e ponderação sobre lugares públicos. Alguns cuidados eu já tinha desde antes, como tirar os sapatos ao chegar em casa. No início da pandemia, ainda no Brasil, cheguei a fazer bastante exercícios físicos dentro de casa com meu pai, um animava o outro. E por mais que estivéssemos/estamos numa situação difícil, por ter todo o apoio que tenho da minha família e oportunidades como comida em casa e um trabalho, me sinto privilegiado. Sou muito grato.


Tem encontrado um tempinho para maratonar ou investido só no trabalho? Pode nos contar algumas das suas séries favoritas?


Está sendo um período bastante intenso, pois estou gravando bastante e no tempo livre procuro descansar ou aproveitar para conhecer Madri. Minha série favorita é Breaking Bad! Roteiro, atuação, tudo muito incrível. Umas das últimas que assisti foi Outer Banks, que me surpreendeu e gostei bastante, estou esperando por novas temporadas.


Logo A Tribuna
Newsletter