Artistas criticam Regina Duarte após secretária defender ditadura: 'Não dá para desculpar'

Bruno Gagliasso, Anitta e outros nomes do meio artístico se revoltaram com as declarações relativizando mortes durante o período e na pandemia

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/05/20  -  16:22
Secretária especial da Cultura recebeu críticas após entrevista à CNN Brasil
Secretária especial da Cultura recebeu críticas após entrevista à CNN Brasil   Foto: Arte/AT

A entrevista da secretária especial da Cultura, Regina Duarte, à CNN Brasil, nesta quinta-feira (7), revoltou o meio artístico. Após defender a ditadura militar no Brasil e relativizar as mortes durante o período e nesta pandemia, a ex-atriz da Globo recebeu uma enxurrada de críticas nas redes sociais de ex-companheiros de profissão e de outros artistas.


Bruno Gagliasso foi um dos atores que se manifestaram a respeito da fala de Regina Duarte, que afirmou "na humanidade, não para de morrer" e que não quer "arrastar um cemitério de mortos nas costas". "Sou leve, estou viva. Para que olhar para trás? Que horrível ficar arrastando cordéis de caixões. A Covid-19 está trazendo uma morbidez insuportável", disse ela.


O ator rebateu: "Não dá pra desculpar não, Regina. Não dá pra desculpar o seu deboche com torturados pelo Estado, sua naturalização da barbárie. Não dá pra desculpar sua arrogância ao dar de ombros às minorias, esquecendo-se que a senhora é parte do governo e tem a obrigação de trabalhar para todos, não apenas sua pretensa maioria".



Quem também teceu críticas à secretária foi Anitta. A cantora questionou o trabalho de Regina Duarte à frente da Secretaria Especial da Cultura para ajudar artistas que estão sendo prejudicados pela crise causada pelo novo coronavírus.


"Não seria mais inteligente responder com calma e sabedoria o que tem sido feito pela classe cultural em virtude dos acontecimentos da covid-19? Aliás, o que tem sido feito? Todas as prefeituras do Brasil possuem verbas de entretenimento para o povo. Agora, que não estão sendo utilizadas, para onde está indo esse dinheiro? A senhora não poderia tentar fazer com que ele estivesse indo para os trabalhadores da indústria que estão sofrendo com o momento? Por mais que a senhora não tenha medo do vírus, não deveria trabalhar também para os que têm e estão levando a situação a sério? Seu cargo só governa para quem pensa semelhante à senhora?", escreveu a artista da música.


Os atores João Vicente e José de Abreu também usaram as redes sociais para demonstrar insatisfação com o que foi dito por Regina Duarte. "Que vergonha. Que alienação. Que vulgaridade. É inacreditável. Regina Duarte: A rainha do sucateamento cultural. Rainha da suástica", disse João, enquanto José compartilhou diversas postagens criticando a secretária.



Maitê Proença, que gravou um vídeo à CNN Brasil, exibido durante a entrevista ao vivo com Regina Duarte, o publicou em suas redes sociais, dizendo ser um apelo em nome da classe artística. Assista:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A CNN pediu e ofereci a minha posição. Está aqui. É o q tinha a dizer. Por mim. Por minha classe. Pela Cultura. Pelo Brasil desgovernado.

Uma publicação compartilhada por Maitê Proença (@eumaiteproenca) em


Logo A Tribuna
Newsletter