Após 15 anos, Barão Vermelho lança 'VIVA', com Rodrigo Suricato

Novo vocalista, que assumiu o lugar de Frejat, compôs cinco das nove músicas inéditas. E fala da experiência

Por: Guilherme Gaspar & Colaborador &  -  04/09/19  -  18:51
  Foto: Divulgação

Após 15 anos de hiato, os fãs do Barão Vermelho já podem conferir um álbum de inéditas do grupo, o 'VIVA'. Desta vez, com Rodrigo Suricato no vocal, no lugar de Roberto Frejat.


“Me juntei ao Barão em 2017, enquanto os integrantes combinavam uma turnê comemorativa. No meio do caminho, Frejat decidiu seguir com a carreira solo e indicou meu nome. Assim, cheguei e abracei a ideia”, revelou Suricato, que chegou ao grupo para dar novos ares à banda e ao novo disco que, por sinal, já está disponível nas plataformas digitais. “Participar de um tributo aos anos 1980 nunca esteve em pauta”.


Com sua entrada, o grupo ficou com a seguinte configuração: Rodrigo Suricato (vocal e guitarra), Fernando Magalhães (guitarra), Guto Goffi (bateria) e Maurício Barros (teclado), estes dois últimos os únicos remanescentes da formação original da banda, que nasceu em 1981.


Segundo o artista, a demora de dois anos para o lançamento de 'VIVA' se deu por conta do entrosamento entre os integrantes. Depois, cada um apresentou o que tinha feito e, por fim, juntaram tudo. “Existiu uma espécie de cooperativa para que as canções representassem cada um de nós. Por isso, reconhecemos que essa união rendeu bons frutos”.


Um toque de Folk


A entrada de Rodrigo no Barão Vermelho mostrou novos horizontes ao grupo já consagrado. Além do rock e do pop, há tempos explorados pelos cariocas, o álbum 'VIVA' também apresenta uma leve relação ao folk, estilo que impulsionou a banda Suricato no mercado nacional.


“As influências de uma banda na outra surgiram com certa naturalidade, já que nossos princípios sempre foram parecidos”, explicou o músico.


Outro diferencial que merece destaque no novo álbum é o processo de produção. Diferentemente dos projetos anteriores, que costumavam abrir espaço para outros artistas, este foi feito apenas por membros do grupo.


O futuro da banda


Satisfeitos com o resultado, os integrantes pretendem rodar o País com a turnê do novo álbum. “Chego até mesmo a dizer que esse show é um dos mais elaborados dos últimos tempos”, apontou Suricato, que ainda não se apresentou na região.


E apesar da repercussão de retomarem as atividades em discos completamente inéditos, ainda acham cedo pensar em novos projetos. “Mas uma coisa eu posso dizer: adoraria que o próximo disco nascesse do zero, com os quatro integrantes construindo ele do nada”, garantiu. Para que isso seja possível, uma longa fila de canções não lançadas devem ser desconsideradas.


O que resta aos fãs é aguardar e ver como o Barão Vermelho irá se adaptar ao novo – mas experiente – vocalista.


Logo A Tribuna
Newsletter