EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

10 de Agosto de 2020

Antologia homenageia horror de Lovecraft

Organizado pelo professor e escritor santista Gabriel Sampaio, 'Abismo do Mal' traz contos de 32 autores de todo o País, pré-selecionados

Repletos de terror, fantasia e ficção científica, os contos de H.P. Lovecraft retornaram às livrarias de todo o País. E, em novembro, o professor e escritor santista Gabriel Sampaio lançou sua antologia 'Abismo do Mal: Uma Homenagem Brasileira ao Horror Cósmico de Lovecraft', pela Lura Editorial.

“Tenho participado de algumas antologias por editoras pequenas, e já atendi o terror em diversos trabalhos. Por isso, decidi que estava na hora de organizar a minha própria. É um subgênero que gosto muito, pois acredito que ele seja mais elaborado, adulto”, comentou Sampaio.

Na coletânea, 32 autores de todo o País seguiram a proposta de unir o Horror Cósmico, marcado pelas ameaças interdimensionais, com os cenários e a cultura do Brasil. “Desde o início, minha proposta era abrir um concurso de contos dentro desse tema. Antes do Halloween de 2018, a Lura fez isso. Durante quatro meses, recebemos cerca de 60 contos, onde foram selecionados 30 deles”, relembrou.

Além das histórias aprovadas no concurso, 'Abismo do Mal' conta com textos de Rafael Danesin, autor convidado, e do próprio Gabriel Sampaio.

Para que a antologia fosse publicada, a editora Lura realizou uma espécie de financiamento coletivo restrito aos escritores. Desta forma, pôde levantar fundos para custear a edição.

Para o organizador da homenagem brasileira a Lovecraft, o grande diferencial de sua edição é marcado pela junção do terror com a cultura nacional. “Essa é uma coisa que nem todo autor de terror gosta de fazer. Foi a minha melhor sacada!”

Antes de vir à região, 'Abismo do Mal' teve outros dois eventos de estreia: na Bienal do Rio, em agosto, e na Horror Expo, em outubro. Em Santos, o livro foi lançado na livraria Realejo.

“O lançamento aqui foi surpreendente. Tinha convidado alguns amigos e, quando cheguei, já tinha uma pequena fila me esperando. Durante a sessão de autógrafos, uma amiga se fantasiou de emissária de Cthulhu e saiu pelo Gonzaga chamando o público”.

A antologia 'Abismo do Mal: Uma Homenagem Brasileira ao Horror Cósmico de Lovecraft' está à venda no site da Lura Editorial, por preço promocional de R$ 20,90.

H.P. Lovecraft

Nascido em 1890 na cidade de Providence, nos Estados Unidos, Lovecraft se dedicou ao universo sombrio e misterioso na literatura desde a juventude.

Entre suas maiores criações está Cthulhu, um monstro gigantesco com cabeça de polvo, asas de dragão e garras nos lugares das mãos e pés. Além dos livros, esta figura icônica foi retratada em filmes, animações e até mesmo em jogos.

“Animações como 'Rick and Morty', 'Final Space' e até filmes como 'Piratas do Caribe' e 'Bird Box' se apoiam nas ideias difundidas pelo horror de Lovecraft”, apontou Sampaio.

Lovecraft morreu em março de 1937, deixando um enorme acervo para os fãs de seu Horror Cósmico.

Tudo sobre: