Antes de morrer, avô deixa livro de aventuras para estimular imaginação do neto em Santos

Amigos se reuniram para realizar um dos últimos desejos do autor, que escreveu a história para estimular a criatividade do neto e incentivar a leitura nos jovens

Por: Egle Cisterna  -  11/02/20  -  10:05

Uma história de aventura com piratas, tesouros e heróis, que começa com um cochilo de um menino, no quintal da casa do avô, embaixo de uma velha pitangueira, cercada de passarinhos. Este é o ponto de partida do livro infantil "João e o Pirata", do jornalista Álvaro de Carvalho Júnior, que acaba de ser lançado pela Realejo Livros.


Ao longo de suas 96 páginas, o menino João é conduzido por um beija-flor, embarcando no navio Inferno Terrível do Capitão Pardal, à procura de um tesouro. A partir daí, eles se envolvem em uma série de aventuras, passando inclusive por florestas.


Além do contraste entre o mundo urbano de João, o capitão aventureiro e a rotina de suas vidas, o destaque fica por conta de uma amizade inusitada que surge entre o garoto e o pirata, que não sabe ler e precisa do jovem para ir atrás do tesouro. As ilustrações são do cartunista Seri.


De avô para neto


Mas por trás deste enredo de fantasia e sonhos está uma história de carinho que se passou na vida real. O autor, que morreu em dezembro de 2018 após sofrer um infarto, buscou inspiração no quintal da própria casa, em Santos, baseando o personagem principal no neto João Buck de Carvalho, hoje com 12 anos.


A intenção do avô era estimular a imaginação do jovem e proporcionar uma emoção além dos jogos eletrônicos e tablets.


“Ele sempre gostou muito de escrever e queria, principalmente, incentivar a leitura no neto. A ideia era publicar o livro, mas ele não teve tempo para isso”, conta a viúva do escritor, Maria Elizabeth Albernaz Capelache de Carvalho.


Mas a vontade de Carvalho foi realizada por um grupo de amigos que se reuniu para viabilizar a publicação. “No final do ano passado, os amigos que se encontravam com Álvaro, toda semana, na Confraria do Vinho, e que sentiam muita falta dele, fizeram uma ação entre amigos e arrecadaram dinheiro para viabilizar a publicação”, conta Elizabeth.


O lançamento aconteceu no último sábado (8) e quem autografou os livros no lugar do avô foi João. “É muito legal ter um livro feito por ele. É emocionante lembrar dele escrevendo”, diz o menino.


“Muitos amigos de várias tribos vieram prestigiar essa homenagem ao Álvaro, realizando o sonho que ele não teve tempo de realizar”, emociona-se Elizabeth.


O livro está à venda na Realejo (Av. Mal. Deodoro, 2, no Gonzaga) e custa R$ 39,00.


Logo A Tribuna
Newsletter