Ana Hikari revê suas raízes em 'Malhação'

Atriz conta que pesquisou sobre a origem asiática para fazer Tina

Por: Do Estadão Conteúdo  -  20/07/20  -  16:25
Para Ana, sua personagem serve de inspiração para muitas meninas.
Para Ana, sua personagem serve de inspiração para muitas meninas.   Foto: Divulgação

A personagem Tina de Malhação - Viva a Diferença aproximou Ana Hikari de suas raízes japonesas. A atriz conta que, até interpretar a jovem na novela adolescente da Globo, não entendia bem a cultura asiática e pesquisou sobre o assunto para viver o papel.

Agora, a intérprete tem a chance de rever a trajetória da garota que enfrenta os pais, Mitsuko (Lina Agifu) e Noboru (Carlos Takeshi), em busca da liberdade. A reprise do folhetim está no ar por conta da paralisação das gravações das tramas atuais em virtude da pandemia do novo coronavírus.

“A Tina vem de um contexto tradicional e traz esse posicionamento, que é algo que falta na cultura asiática. Eu, enquanto descendente, fui ensinada a ficar muito em silêncio. E a personagem tem isso de falar o que a incomoda. Ela é inspiração para muitas meninas. Acho que a Tina me proporcionou entender melhor as minhas origens”.

Na novela, Tina é uma das cinco protagonistas. Ela, Keyla (Gabriela Medvedovski), Lica (Manoela Aliperti), Ellen (Heslaine Vieira) e Benê (Daphne Bozaski) formam o grupo das Five. As diferenças entre as garotas alimentam discussões interessantes na história criada por Cao Hamburger. Para a intérprete da personagem, o romance entre a estudante e Anderson (Juan Paiva), que é irmão de uma de suas amigas, também gera debates importantes sobre o que é racismo no Brasil.

“Esta Malhação fala sobre viver as diferenças e o casal Tinderson é um dos símbolos disso no amor. São duas pessoas com realidades e vidas muito distintas, mas que encontram um lugar em comum e se apaixonam. É lindo acompanhar o romance deles sendo a força para superar questões sociais que parecem simples, mas que ainda são tabus na sociedade que a gente vive”.

Malhação - Viva a Diferença foi o primeiro trabalho de Ana Hikari na televisão e teve uma boa repercussão tanto com o público quanto com a crítica. A produção inclusive venceu o Emmy Internacional Kids 2018 na categoria Melhor Série. Segundo a artista, a ficha demorou a cair e só hoje tem uma visão completa do que essa trama representou na sua vida.

“As meninas sabem o quanto eu me julgo, então assistir à reprise tem sido um exercício de autoestima. A gente seguia um sistema de estudo de texto, levava para esse lado intelectual que acho importante num trabalho como atriz. O sofrimento ao rever vem porque refletimos sobre como poderia ter sido”.

Até hoje Malhação - Viva a Diferença continua colhendo os frutos do bom desempenho. Após o fim da temporada da novela adolescente, veio a notícia do spin-off As Five, que tem previsão de estreia para este ano no Globoplay. A série acompanha as cinco amigas seis anos depois do término da trama. 

Na nova história, Tina é a que vive o momento mais delicado, pois acaba de perder a mãe e seu relacionamento com Anderson está bastante desgastado. “Cada episódio é uma surpresa e você fica se perguntando como foi parar naquele lugar. A história faz sentido, não é incoerente, mas a gente se questiona como isso saiu da cabeça do Cao (Hamburger)”.
 


Logo A Tribuna
Newsletter