A distância, trio 'Codicilo' se reúne e lança álbum

Projeto é fruto da reaproximação de três grandes amigos, on-line

Por: Bianca Gravanich & Colaboradora &  -  26/07/20  -  13:52
Enquanto Diego Spósito e Rodrigo Pompeu moram em São Vicente, Fábio Zavitoski vive em Uberlândia
Enquanto Diego Spósito e Rodrigo Pompeu moram em São Vicente, Fábio Zavitoski vive em Uberlândia   Foto: Reprodução/Instagram

O trio Codicilo lançou recentemente seu primeiro álbum, com dez faixas. O disco virtual homônimo à banda é fruto de uma amizade que atravessa o tempo e o espaço. Afinal, os artistas se conhecem há 25 anos e, atualmente, residem em cidades com até 660 quilômetros de distância. Enquanto Diego Spósito e Rodrigo Pompeu moram em São Vicente, Fábio Zavitoski tem como lar Uberlândia, em Minas Gerais. 


“A gente já tinha o desejo de criar algo há algum tempo. Mas o grande salto foi o domínio em ferramentas de gravação. Isso facilitou muito que tudo saísse a contento. Hoje temos a capacidade de produzir no quarto de casa com baixo custo e qualidade profissional”, comenta Spósito. 


O processo começou com um podcast, depois que o trio ficou praticamente dez anos afastado. Eles voltaram a conversar e Rodrigo Pompeu teve a ideia de criar um podcast, onde eles comentam temas variados, o que acabou impulsionando o contato on-line. 


“Criamos o Estúdio Codicilo e o projeto musical Codicilo. Resgatamos juntos antigos rascunhos de adolescência e criamos coisas novas”, conta Diego Spósito. “Todo o processo de composição foi virtual, por meio de mensagens e áudios. E essa fórmula tem dado certo”.


O resultado do álbum soa um tanto eclético. O rock mora na canção Odeio Vinho Tinto. Já a música A Lágrima do Palhaço vai para o lado indie, enquanto o traço do pop aparece em Santa Clara. 


Repercussão 


Mesmo em meio à pandemia, o trio conseguiu seguir com o projeto, por se tratar de algo totalmente on-line. “Isso não atrapalhou muito o processo, mas fica o nosso abraço e solidariedade de todos aqueles que precisam de um público para trabalhar”, acrescenta Spósito. “Hoje, é possível mostrar o nosso trabalho para o mundo praticamente a custo zero. Como exemplo, estamos em todas as principais plataformas de música (streaming). E é importante até mesmo divulgar isso para os artistas independentes que buscam espaço no cenário musical”. 


E o sucesso do videoclipe de A Lágrima do Palhaço é uma prova disso. Em menos de dez dias, a produção registrou mais de 2 mil visualizações no YouTube. “A viralização é impressionante. Algo que só é possível nesta era do streaming. E chegar a 200 pessoas ouvindo por dia para nós é um número maravilhoso. Esperamos que gostem e que possamos alcançar mais pessoas”.


O álbum está disponível nas plataformas de streaming, em www.estudioco dicilo.com.br e tiny.cc/cdcodicilo.


Custo zero


“Hoje, é possível mostrar o nosso trabalho para o mundo praticamente a custo zero. Como exemplo, estamos em todas as principais plataformas de música (streaming). E é importante até mesmo divulgar isso para os artistas independentes" Diego Spósito, músico
 


Logo A Tribuna
Newsletter