'45 Dias Sem Você' é o primeiro longa do diretor santista Rafael Gomes

Filme do diretor santista estreia nesta quinta (16) em alguns cinemas e nas plataformas digitais

Por: Guilherme Gaspar & Colaborador &  -  17/05/19  -  11:02
  Foto: Divulgação

A dor de um coração partido ganha forma no primeiro longa-metragem do diretor santista Rafael Gomes, '45 Dias Sem Você'. A produção, que reúne nomes como Ícaro Silva, Mayara Constantino e Fábio Lucindo, estreia nesta quinta-feira (16) em diferentes cinemas nacionais (na região ainda não entrou no circuito) e nas lojas digitais (iTunes, Google Play, Net NOW, Vivo Play e Looke).


“A ideia surgiu quando me dei conta de que três amigos estavam morando em países diferentes, por motivos diferentes. Foi daí que eu pensei: ‘Isso pode render um bom filme’.


A solução para abordar a vida de cada um deles em lugares distantes veio através de um quarto personagem, que está de coração partido e decide viajar para reencontrar os outros”, revelou Rafael Gomes.


De acordo com o diretor, isso costuma acontecer com muitas pessoas na vida real. “Por isso, até chego a brincar, dizendo que '45 Dias Sem Você' é um filme de ficção com personagens reais”.


As gravações se estenderam por três semanas em cinco países: Inglaterra (Londres), Portugal (Lisboa e Coimbra), Argentina (Buenos Aires), França (Paris) e Brasil (São Paulo).


Equipe reduzida


Diferentemente das grandes produções, que costumam mobilizar cerca de 50 pessoas para as filmagens, '45 Dias Sem Você' contou com uma equipe reduzida, de apenas três pessoas.


“Por conta desse baixo número, tudo teve que ser muito rápido. Assim, tivemos que seguir a lógica do ‘se vira’. Mas teve um lado bom por trás disso. Conseguimos trabalhar com mais liberdade, improvisando coisas que não seriam possíveis em uma equipe maior”, garantiu Rafael.


Junto com 'Música Para Cortar os Pulsos', que será lançado no segundo semestre deste ano, e 'Meu Álbum de Amores', com lançamento previsto para 2020, '45 Dias Sem Você' faz parte da 'Trilogia dos Corações Sentimentais'.


“As produções não estão ligadas pela história, mas conseguem se conectar através do tema”, explica o cineasta.


Distribuição


O longa terá lançamento simultâneo em alguns cinemas e nas plataformas digitais. “Muitos dos filmes recentes têm seguido essa prática, como é o caso de 'Roma', que foi dirigido por Alfonso Cuarón e produzido pela Netflix. De certa forma, isso é bom, pois podemos levar o cinema àqueles que não podem comparecer às sessões (na telona), por seus motivos pessoais”.


Para Rafael, tornar o conteúdo disponível pode ser entendido como a regra do cinema atual, uma vez que ninguém gosta mais de esperar para assistir algo na televisão. “Cada vez mais as pessoas consomem conteúdo audiovisual em suas próprias telas”, acredita Rafael Gomes.


Logo A Tribuna
Newsletter