Procura pela CNH Digital cresceu 70% em 2020, diz Denatran; Saiba como obter

Documento eletrônico traz mais facilidade e agilidade; Valor jurídico é o mesmo da CNH física

Por: Por ATribuna.com.br  -  09/01/21  -  01:11
A CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação
A CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação   Foto: Divulgação

A Carteira Nacional de Habilitação Digital já faz parte da vida de 3.424.474 milhões de pessoas no Estado de São Paulo. Desse total, 70% fizeram o download do documento no ano de 2020, o que corresponde a 2.380.684 milhões de cidadãos. Os dados são do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A CNH Digital é uma versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e tem o mesmo valor jurídico da impressa, que continua sendo emitida aos condutores peloDetran.SP. O documento em formato digital está disponível desde 2018 pelo órgão estadual de trânsito.


Utilizar a habilitação de maneira eletrônica é fácil. A CNH é acessada por meio de um QRCode presente no documento físico e é disponibilizada por um aplicativo, o CDT (Carteira Digital de Trânsito), da Serpro (Empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal). Esse aplicativo está disponível nos principais sistemas operacionais dos telefones celulares e permite que o condutor gere a CNH sem precisar comparecer a uma unidade de atendimento doDetran.SPou do Poupatempo.


O código para baixar a CNH no aplicativo CDT é enviado no e-mail de cadastro do cidadão. Há também a opção de acesso pelo site do Poupatempo na aba "Serviços" (Desça até o ícone "CNH - Carteira Nacional de Habilitação" e clique em "Consultas e Acompanhamentos". Em seguida, clique em "Consulta do código de segurança da CNH digital").


Os motoristas que estão com a habilitação vencida ou a vencer em 30 dias podem fazer o pedido de renovação da CNH, de forma online, pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br) ou aplicativo Poupatempo Digital. O condutor, no entanto, não deve ter qualquer tipo bloqueio no prontuário, como suspensão, por exemplo.


Já para condutores com a habilitação emitida antes da nova tecnologia digital - sem o QRCODE- é preciso solicitar uma segunda via do documento para obter a versão online. A solicitação também pode ser feita pelo site ou aplicativo do Poupatempo. O valor da taxa é o mesmo da renovação.


Confira o passo a passo para obter o documento digital


1 - Instale o aplicativo "CDT - Carteira Digital de Trânsito" no seu smartphone.


2 - Cadastro de usuário:


- Uma vez instalado o aplicativo, abra e selecione: “Entrar com gov.br”


- Na tela seguinte informe o CPF e selecione “Próxima”. (Tela do Gov.br)


- Na próxima tela deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta. Após criar a conta, deve retornar ao aplicativo e clicar em “Entrar com gov.br”.


3 – Baixar a CNH digital:


Após o login, selecionar a opção “Habilitação”, em seguida selecionar “Toque aqui para adicionar a sua CNH”;


Não estando habilitado, o usuário deve optar por um módulo de autenticação. São eles: “Validação pelo celular (Validação Facial); Certificado Digital (Portal de Serviços Denatran);Semcertificado digital (Validação de balcão do Detran).


Ao escolher a validação facial o usuário deverá:


- Informar o CEP à época da emissão da CNH Física;


- Efetuar a leitura do QRCode;


- Realizar a Validação Facial, atendendo às solicitações do aplicativo;


- Ao final da validação facial, informar o número do telefone;


- Pronto! Está disponibilizada a CNH digital em seu smartphone.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter