Enertech lança sistema 'bem humorado’ e derruba conta de luz de clientes da Baixada Santista

Avisos sobre variações no consumo de energia são feitos por meio de aplicativo para celular; startup de tecnologia na distribuição de energia solar está presente em Santos.

Por: Eduardo Brandão  -  23/09/20  -  09:20
Usina de Porto Feliz, no interior paulista, abastece as cidades da Baixada Santista
Usina de Porto Feliz, no interior paulista, abastece as cidades da Baixada Santista   Foto: Divulgação/Pedro Mascaro

Atire a primeira pedra quem nunca esqueceu um aparelho elétrico consumindo energia desnecessária. Se antes as tradicionais broncas dos pais despertavam a percepção sobre o desperdício por deixar uma lâmpada, TV ou o computador ligados, agora é a tecnologia que cumpre o papel de ‘puxar’ a orelha dos mais esquecidos. Um aplicativo tem ajudado consumidores de uma enertech (empresa de tecnologia voltada ao setor energético) da Baixada Santista a economizar na fatura.


Assine o Portal A Tribuna agora mesmo e ganhe Globoplay grátis e dezenas de descontos


Pelo celular, os mais desligados recebem uma mensagem bem humorada sobre os descuidos, que ninguém está livre de cometer e que pesam no boleto do serviço elétrico. A novidade passa a ser incluída no pacote da Sun Mobi, empresa de geração compartilhada que fornece energia de usinas solares para clientes que não têm condições de instalar o próprio sistema fotovoltaico.


Na Baixada Santista, a empresa atende 30 clientes com consumo superior a 1000 kWh/mês.


A iniciativa, combinada ao monitoramento em tempo real do consumo, visa auxiliar os clientes na redução de desperdícios, promovendo um uso de energia mais consciente. “Essas ações possibilitam que o consumidor tenha uma relação mais consciente dos usos da energia. Ao entender o seu comportamento e seu consumo, ele tende a ser mais sustentável. Com isso, também economiza”, afirma o sócio da Sun Mobi, Alexandre Bueno.


Ele explica que os alertas são integrados ao aplicativo da empresa, que traz relatórios individuais específicos do cliente, informações sobre as condições de operação das usinas solares e um canal de relacionamento com a empresa, entre outras informações. A ideia é que o usuário"aprenda" seus hábitos de consumo de energia e, com isso, passe a economizar.


A Sun Mobi oferece monitoramento do consumo para todos os seus clientes. Os que ocupam edificações menores (com gasto de até 1.000 kWh por mês) recebem um display de mesa que traz informações instantâneas sobre o consumo. Já clientes de maior porte podem verificar o montante usado online em qualquer lugar, via aplicativo disponivel para celulares.


A enertech tem foco na geração de energia solar compartilhada, possibilitando que empresas ou pessoas físicas optem pela fonte sem ter de instalar placas fotovoltaicas nos próprios telhados. Isso porque a energia é gerada em usinas instaladas em Araçoiaba da Serra e Porto Feliz (ambas no Interior paulista) e entregue via a rede de distribuição para consumidores em 27 municípios, na área de concessão da CPFL Piratininga (que cobre Santos, São Vicente, Cubatão, e partes de Praia Grande e Guarujá).


O monitoramento do consumo é feito por meio de um sensor instalado no quadro elétrico do imóvel. “Nossa proposta é baseada em dados de pesquisa feita pela Energy Consumer Trust que comprovou que monitorar o próprio consumo permite que se reduza em até 15% a conta de luz”. Bueno afirma que os clientes da empresa já obtiveram economias ainda mais significativas do que a indicada pela pesquisa.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter