Cursos gratuitos de Tecnologia da Informação para mulheres têm inscrições prorrogadas

São 20 mil vagas para quatro opções de cursos do SP Tech; inscrições seguem até sexta-feira (11)

Por: Por ATribuna.com.br  -  07/09/20  -  19:28
Profissões relacionadas a tecnologia da informação ganham destaque
Profissões relacionadas a tecnologia da informação ganham destaque   Foto: Patrick Amoy/Unsplash

Cursos onlines gratuitos na área da Tecnologia da Informação (TI), destinados exclusivamente para mulheres, têm inscrições prorrogadas até sexta-feira (11). Disponibilizando 20 mil vagas, a iniciativa é da SP Tech, programa da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.


Lógica de Programação, Banco de Dados, Desenvolvedor Web e Desenvolvedor Mobile são as quatro opções de cursos introdutórios, oferecidos na plataforma da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). A duração é de 80 horas, que podem ser concluídas em três meses.


Para participar, a mulher deve residir em alguma das 645 cidades do Estado, ter no mínimo 16 anos e ser alfabetizada. A inscrição deve ser feita por meio do site www.cursosviarapida.sp.gov.br.


Caso o número de inscritas seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.


A convocação das candidatas será feito por e-mail e a previsão é de que as aulas tenham início no dia 21 de setembro. Para receber o certificado, a estudante deve completar a carga horária total do curso e atingir 7,5 de média nas avaliações.


De acordo com a secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, os cursos têm o objetivo de criar oportunidades para que mais mulheres tenham formação na área de TI. Segundo um levantamento feito pela pasta, a procura por cursos de tecnologia é baixo entre as mulheres - dos 30 mil inscritos do programa desde o ano passado, apenas 1/3 é do sexo feminino.


“Metade da nossa população é composta por mulheres e apenas 1/3 delas preencheram nossas vagas. Precisamos que todas as meninas e mulheres saibam que podem buscar por oportunidades no setor de tecnologia, e, por isso, estimulamos e incentivamos que se inscrevam”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.


Logo A Tribuna
Newsletter