Celulares adiam uma hora mesmo sem horário de verão; veja como corrigir

Aparelhos do sistema operacional Android não tinham a informação do cancelamento do horário de verão. É preciso desmarcar a opção 'Data e hora automáticas'

Por: Por ATribuna.com.br  -  01/11/20  -  13:18
Senado decidiu que consumidor tem direito a celular reserva
Senado decidiu que consumidor tem direito a celular reserva   Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O relógio de alguns aparelhos de celular dotados com o sistema operacional Android foram adiantados em uma hora à meia-noite deste domingo (1º). A confusão se deve ao cancelamento do horário de verão, decisão tomada pelo governo de Jair Bolsonaro em 2019. 


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Essa alteração automática de horários acontece principalmente em aparelhos com versões anteriores ao Android 10, que foi lançado no ano passado. 


Essa não foi a primeira vez que isso ocorreu. Há duas semanas alguns usuários já tinham relatado que seus celulares adiantaram o relógio. Isso aconteceu porque, até 2017, o horário do verão começava no mês de outubro. Em 2018, a última vez em que foi adotado, ele começou no 1º domingo de novembro. 


Os aparelhos que não fizerem mudanças no horário já foram atualizados pelos fabricantes, ou então estão seguindo regras enviadas pelas redes das operadoras de telefonia. 


 A mudança no horário de verão brasileiro impacta o banco de dados da Autoridade para Atribuição de Números de Internet (IANA), responsável por passar as informações para os smartphones. 


Horário de verão 


No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932, pelo então presidente Getúlio Vargas. Sua versão de estreia durou quase seis meses, vigorando de 3 de outubro de 1931 a 31 de março de 1932. 


No verão seguinte, a medida foi novamente adotada, mas, depois, começou a ser em períodos não consecutivos. Primeiro, entre 1949 e 1953, depois, de 1963 a 1968, voltando em 1985 até abril de 2019, quando foi revogado por decreto.   


Saiba como corrigir:


 - Nos aparelhos Android 


 - Toque no ícone "Configurar"; 


- Toque na opção "Data e hora"; 


- Desmarque a opção "Data e hora automáticas"; 


- Configure manualmente a hora correta. 


Logo A Tribuna
Newsletter