Pensando em ter um pet? Saiba qual é o cachorro certo para você

Veja o que deve ser levado em conta para exercitar a posse responsável

Por: Giovanna Corerato  -  26/06/22  -  08:42
Para ajudar separamos características de raças comuns e até um teste
Para ajudar separamos características de raças comuns e até um teste   Foto: Adobe Stock

É difícil resistir a um cachorrinho olhando pra gente como se pedisse para ficar com ele, não é mesmo? Mas a decisão de ter um pet não deve ser tomada no impulso, pois requer responsabilidade com o novo membro da família – a chamada posse responsável. Por isso, antes de levar o bichinho para casa, leve alguns fatores em consideração.


“Primeiro, analise o seu estilo de vida: você mora em uma casa? Apartamento? Tudo isso interfere na vida do cão”, explica a veterinária Fernanda Castelli. Também é preciso se atentar à sua rotina. Você viaja muito a trabalho ou fica bastante tempo fora de casa? Se a resposta for sim, talvez o mais indicado seja optar por cães mais independentes, como lhasa apso e schnauzer.


Mesmo assim, atenção: nenhum cachorro gosta de ficar sozinho o dia todo. Por mais que você escolha uma raça com maior autonomia, os cães costumam ser muito apegados aos donos. Portanto, não adianta: ele sentirá a sua falta.


Questão de tamanho

“É importante considerar o porte do animal. Os pequenos geralmente se adaptam melhor a espaços menores e têm um gasto menor. Agora, cães de porte maior precisam de mais espaço para queimar energia e também chegam a ser um pouco mais custosos, por conta da ração, do banho e da tosa”, afirma Fernanda.


Ela acrescenta que os cachorros possuem temperamentos característicos, conforme a sua raça. “Existem aquelas que tendem a ter um comportamento mais temperamental. O golden retriever, por exemplo, gosta bastante de água e é muito carinhoso, brincalhão e curte interagir tanto com pessoas quanto com outros animais. São cães que precisam passear, brincar, escovar sempre os pelos”.


Que tal fazer o teste elaborado pela marca de ração Purina? Encare como uma ajuda extra na hora de identificar a raça que tem mais a ver com você. Também separamos características de outros cachorros comuns.


Faça o teste!


1. É a primeira vez que terá um cão ou já possui experiência com pets?
A. Não, nunca tive cachorro, mas estou pronto para ter!
B. Já tomei conta de alguns cães antes.
C. Sim, já tive/tenho e estou confiante com a minha experiência.


2. Por quanto tempo você está disposto a passear com o cachorro?
A. Meia hora.
B. Uma hora.
C. Duas horas ou mais.


3. Quanto de espaço tem disponível na sua casa para o animal?
A. Moro em um apartamento pequeno.
B. Moro em um apartamento que possui um bom espaço e varanda.
C. Moro em uma casa com um quintal amplo.


4. Quão comunicativo espera que o cão seja?
A. Prefiro cachorros que latem ocasionalmente.
B. Gosto de cães “conversadores”.
C. Adoro pets comunicativos, que agitam a casa.


Lulu-da-Pomerânia e Buldogue Francês
Lulu-da-Pomerânia e Buldogue Francês   Foto: Adobe Stock

Se você marcou mais A, considere:


Lulu-da-Pomerânia

É adequado para tutores inexperientes. Costuma gostar de passeios tranquilos e não muito longos. De pequeno porte, adora se relacionar com outros animais. É o cachorro perfeito para famílias.


Buldogue Francês

Ideal para pessoas inexperientes com pets. Gosta de passeios tranquilos de meia hora por dia. Pode ser um cão de guarda, pois late e alerta para situações de perigo. No entanto, pode precisar de treino antes de viver com outros animais ou crianças.


King Charles Spaniel e Schnauzer
King Charles Spaniel e Schnauzer   Foto: Adobe Stock

Se você marcou mais B, considere:


King Charles Spaniel

Bom para tutores com alguma experiência. Curte passeios tranquilos, de mais ou menos uma hora. É pequeno e gosta de latir. Raça perfeita para viver com outros animais e para famílias.


Schnauzer

Ótimo para donos com certa experiência. Gosta de passeios com alguma atividade, de mais ou menos uma hora por dia. Além de ter porte pequeno, é uma raça hipoalergênica, perfeita para quem tem alergia a pelos. Pode precisar de treinamento antes de viver com outros animais.


Pastor-Alemão e Golden Retriever
Pastor-Alemão e Golden Retriever   Foto: Adobe Stock

Se você marcou mais C, considere:


Pastor-Alemão

É um cachorro indicado para tutores experientes. Costuma ser bem exigente quanto aos passeios, pois tem bastante energia para gastar. É preciso fazer saídas de aproximadamente duas horas. Acaba sendo considerado um cão de guarda, já que late e alerta para situações de perigo e protege fisicamente se necessário. Pode demandar um treino antes de viver com crianças.


Golden Retriever

Mostra-se uma raça bem exigente quanto aos passeios, porque precisa gastar muita energia. Deve fazer saídas de aproximadamente duas horas. Não é um cachorro hipoalergênico, ou seja, pode ser um problema para quem tem alergia a pelos. Cão perfeito para viver com outros animais e em família.


SRD, o famoso vira-lata

O cachorro SRD (Sem Raça Definida), chamado popularmente de vira-lata, é uma boa opção. Ele costuma ser muito carinhoso e “gosta de interagir com o tutor e com outros animais, é bem companheiro. Quanto ao seu porte, pode variar bastante. Existem vira-latas de portes pequeno a médio e grande. Eles são uma ótima companhia e servem para qualquer tipo de tutor”, explica a médica-veterinária Fernanda Castelli.


Sem falar que vários cachorros SRDs aguardam para serem adotados em entidades de defesa animal da região. Marilia Asevedo Moreira, da ONG Defesa da Vida Animal (DVA), diz que, ao pegar um cão para criar, você deve considerar que existem raças que chegam a viver até 20 anos.


“É fundamental entender que o pet vai demandar uma disponibilidade de tempo e atenção durante esses anos todos. Você estará levando um ser vivo para casa, não um sofá ou um vaso, dos quais pode se livrar a qualquer momento”.


“Cachorros de raça e vira-latas precisam de carinho igualmente. Os SRDs, inclusive, costumam ser muito mais amorosos e carinhosos, principalmente quando eles são adotados e vêm de uma situação difícil de vida. Esses cães ficam superapegados a quem os tira da rua. E é bem fácil de lidar com eles”, conclui Marilia.


Maltês
Maltês   Foto: Adobe Stock

Sobre outras raças

Maltês
Ele é o tipo de cão adequado para donos inexperientes. Necessita de um treinamento básico e gosta de passeios tranquilos durante meia hora por dia. É uma raça hipoalergênica, perfeita para quem sofre com alergias. Costuma latir e está sempre alerta para situações de perigo. Perfeito para famílias.

Yorkshire Terrier
Também indicado para tutores inexperientes. Gosta de passeios mais tranquilos, de cerca de uma hora por dia. Além de ser bem pequeno, é uma raça hipoalergênica, ótima para quem sofre de alergias. Pode precisar de treino antes de viver com outros animais e com crianças.


Yorkshire Terrier
Yorkshire Terrier   Foto: Adobe Stock

Logo A Tribuna
Newsletter