Eduardo e Mônica chega aos cinemas e faz pensar: quais outras músicas poderiam virar filme?

Eduardo e Mônica narra a história da música sem cair na caricatura

Por: Gustavo Klein  -  23/01/22  -  11:35
Alice Braga e Gabriel Leone estão nos papéis principais da canção de Renato Russo
Alice Braga e Gabriel Leone estão nos papéis principais da canção de Renato Russo   Foto: Divulgação

Depois de muitos adiamentos provocados pela pandemia, Eduardo e Mônica, a comédia romântica inspirada na canção de Renato Russo, chegou enfim às telas nesta semana, trazendo a ótima Alice Braga e Gabriel Leone nos papéis principais, muitas músicas dos anos 1980 (não apenas do Legião Urbana) e um tom leve, bem dentro do espírito da própria canção.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A história... Bem, a história é a da música, claro. Um casal se conhece em uma “festa estranha com gente esquisita” e, apesar de ter muito pouco em comum, se apaixona e continua junto. O que poderia cair na caricatura ganha profundidade graças à boa direção de René Sampaio.


Nesta semana, entretanto, não vou me estender muito no comentário para poder brincar um pouco com o conceito de canções tão boas em contar uma história que dariam ótimos filmes. Que tal conhecer outras cinco que valem ser adaptadas para o cinema e outras três que já foram?


Clouds Across The Moon (The Rah Band)
A história de amor entre uma mulher que está na Terra e seu marido, astronauta, que está em Marte. Eles só podem se falar uma vez por ano, quando os planetas se alinham. Uma curiosidade: a banda responsável pela música tem um só integrante, que toca todos os instrumentos!


Bohemian Rhapsody (Queen)
OK, eu sei que já existe um filme com esse nome, mas ele é uma biografia da banda e não uma canção inspirada na história que a música conta. Freddie Mercury foi buscar inspiração em Fausto, obra publicada por Goethe há quase 250 anos, para contar a história de um rapaz pobre que comete um assassinato e vende a alma ao diabo!!!


She Will Be Loved (Maroon 5)
A inspiração clara, nessa música, é o clássico filme A Primeira Noite de um Homem. Conta a história de um rapaz que se apaixona pela mãe de sua namorada, cujo casamento está em crise e que vai, aos poucos, se envolvendo com o genro. É curioso que o filme, no finalzinho dos anos 1960, tornou uma outra canção um clássico: Mrs. Robinson, da dupla Simon & Garfunkel.


Ela Vai Voltar (Charlie Brown Jr.)
A história de amor, ódio e redenção, ambientada em Santos, de um rapaz que perdeu a mulher da sua vida por causa do ciúme, mas que, pelo amor, muda de vida e reconquista seu grande amor… Rende ou não um bom filme?


Geni e o Zepelim (Chico Buarque)
O grande Chico Buarque tem outras canções que poderiam ser transformadas em filmes. Escolhi essa, pois já está sendo adaptada para o cinema! A Migdal Filmes, produtora de Minha Mãe é uma Peça, comprou os direitos da obra, que integra o musical Ópera do Malandro, e começa a filmar a história no ano que vem, com Ana Muylaert na direção.


Yesterday (The Beatles)
Terminamos a lista com duas canções que já se transformaram em filmes. Em Yesterday, um rapaz indiano sofre um acidente em Londres e, quando acorda, está em uma realidade diferente, um mundo onde os Beatles nunca existiram. Ele, então, começa a lançar as músicas como se fossem suas e se torna um sucesso global! Com Himesh Patel, Lily James e uma participação especialíssima de Ed Sheeran.


Last Christmas (George Michael)
A tradicional comédia romântica de Natal encontra inspiração na canção de George Michael para contar a história de Kate, que trabalha (o ano inteiro) em uma loja de produtos natalinos e descobre um rapaz que parece ser bom demais para ser de verdade… Com Emilia Clarke, de Game of Thrones, Michelle Yeoh, Henry Golding e Emma Thompson.


Logo A Tribuna
Newsletter