Veja dicas de como manter a saúde emocional em tempos de quarentena

Alimentação saudável, boa noite de sono, rotina de atividades físicas e (muita) cultura podem ser seus aliados nesse momento de isolamento social

Por: Por ATribuna.com.br  -  02/05/20  -  11:51
Atualizado em 19/04/21 - 16:56
  Manter a cabeça ocupada com cultura e rotina pode ser um grande aliado
Manter a cabeça ocupada com cultura e rotina pode ser um grande aliado   Foto: Fonte: Shutterstock

Manter-se no isolamento social forçado para evitar a rápida escalada na circulação do novocoronavíruse superlotação na rede pública de saúdenão é fácil. E em tempos de nervos à flor da pele, mantera saúde mental em dia é necessário para a qualidade de vida e suportar a realidade.


É aquela antiga citação passada de geração a geração desde o Império Romano: “corpo são, mente sã”.Para auxiliar a manter a cabeça no lugar e suportar com um pouco mais de leveza as novas condições de normalidades, algumas dicas podem ser incorporadas nodia a diapara amelhorada qualidade.


Vamosa elas:


Cuide da alimentação


Comer bem e de forma equilibrada não tem a ver apenas com a boa forma física, mas em manter a cabeça em harmonia.Opte por um cardápio variado e equilibrado. E, claro, ninguém é de ferro:não se prive decomer, com moderação, aquelaguloseimaque tanto gosta.


Exercício físico, seu aliado


Os benefícios da prática deatividades físicas vão além de um corpo definido. Bastam menos de30 minutos diários de atividade, cinco vezes por semana, para reduzir o risco de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e colesterol alto.Colocar o corpo em movimento de forma regular também contribui para a saúde emocional.


Aproveite o tempo livre com cultura


Colocar a leitura em dia, ouvir os discos que só estão acumulando poeira na prateira, rever clássicos do cinema ou aquela comédia romântica tipo 'Sessão da Tarde' podem ser um aliado. Useo tempo extra para retomar antigos hobbies, como costurar, pintar,tricotare toda a gama de trabalhos manuais.Aproveite o tempo para fazer atividades prazerosas.


Estudo em dias


Nada melhor que atualizar o currículo com uma nova habilidade aprendida. Comece novos cursos online. Há uma variedade de serviços gratuitos que podem ser um trampolim para a sua carreira.


Casa limpa e em ordem


Além de contribuir que o novocoronavírusfique bem longe de seu lar, a limpezafaz com que você se movimente. E não há nada mais prazeroso que tudo limpinho eorganizado. Comece pequeno. Divida tarefas em ações curtas. Esseéo caminho para a realização de outras tarefas maiores.


Rotina


Mantenha, na medida do possível, a rotina de antes e inclua novos hábitos na vida pessoal e familiar. Tente acordar, ter uma alimentação saudável e fazer suas coisas no mesmo horário de sempre.


De olho no sono


É muito importante dormir bem. Noites mal dormidas colaboram para agravar os transtornos emocionais e ansiedade.


Seja realista, mas nada de pânico


Tenha sempre em mente que isso tudo é temporário. Adote pensamentos de esperança e otimismo, mesmo que a situação não esteja favorável. O estresse diário pode comprometer a sua saúde, pois ele é capaz de alterar o funcionamento do organismo, comprometer a qualidade do sono e afetar a sua alimentação.


Seja útil


Pode ser que um vizinho mais velhoprecisa que alguém faça as compras do mês ou ir à farmácia. Seja essa pessoa. Também há diversas ferramentas online ou formas de ajudar o próximo. Ato de caridade faz bem para quem recebe, e ainda mais para quem o executa. Seja você parte da mudança que deseja no mundo.


Juntos, masseparados


Não se isole.Mesmo a distância, procure interagir com seus familiares e amigos. Com calma, amor e solidariedade vamos superar esse momento.


Logo A Tribuna
Newsletter