Desapega! Veja 7 dicas para começar o ano renovado

Especialistas concordam em um ponto: mantenha só o que traz felicidade

Por: Nathália de Alcantara  -  18/01/20  -  09:42
Uma dica importante é não desabar toda a bagunça do guarda-roupa de uma vez
Uma dica importante é não desabar toda a bagunça do guarda-roupa de uma vez   Foto: Adobe Stock

Desapegue! Que tal aproveitar o começo do novo ano e deixar para trás tudo aquilo que ocupa espaço desnecessariamente? Especialistas de diversas áreas concordam em um ponto: mantenha apenas o que lhe traz felicidade!


A personal organizer Alessandra Magalhães Gonçalves, de 46 anos, afirma que desapegar é a palavra-chave para alcançar o sucesso. “O que mais encontramos em um projeto são coisas que não têm utilidade e ocupam espaço nobre”.


Ela, que cuida do Ale.Organiza junto com Ana Carolina Malzoni, de 33 anos, recomenda que focar no que realmente se usa é o segredo da organização. Caso tenha algo que não queira dar, a dica é colocar numa caixa com etiqueta. “Com a nossa ajuda, fica mais fácil descartar. O cliente sabe que isso é necessário para alcançar o resultado esperado”, diz Alessandra.


Alessandra e Ana Carolina cuidam do Ale.Organiza e dizem que desapegar é preciso
Alessandra e Ana Carolina cuidam do Ale.Organiza e dizem que desapegar é preciso

Para o processo de desapego ser menos dolorido, a personal organizer recomenda que se comece deixando o que mais gosta, e não, tirando o que não quer mais.“Olhar o guarda-roupa por partes e não desabando a bagunça de uma vez também faz diferença. A sensação não é tão desesperadora”, brinca Alessandra.


No Ale.Organiza, dá para pedir uma avaliação sem compromisso. A consultoria é feita para diagnosticar a causa da bagunça e levar a solução para o problema.“O mais comum é pouco espaço para muita coisa, além de o cliente não ter tempo para cuidar disso. Organizar não é apenas arrumar. É criar um hábito e mudar o comportamento”.


Renovação


Segundo a taróloga Mônica Sarah Rodrigues, renovação é uma das palavras mais importantes deste ano.“Tralhas materiais, espirituais e emocionais só servem para trazer energias ruins para a nossa vida”.


Então, a dica é livrar-se de apegos desnecessários. E isso inclui mais do que simples objetos.“Roupas velhas, sapatos que não se usam mais, objetos inúteis, gente negativa, amizades erradas, pessoas invejosas e relacionamentos tóxicos devem ficar para trás. Lugar de lixo é no lixo”.


Monica faz, inclusive, um convite: o de renovar-se e amar-se verdadeiramente. “Entenda-se como merecedor só daquilo que é bom. Estar preso às coisas desnecessárias impede que as boas energias fluam. Aquilo que é ruim pode até bater na sua porta, mas permitir que entre ou permaneça em sua vida é opção sua”.


Taróloga Mônica diz que renovação é a palavra mais importante do ano
Taróloga Mônica diz que renovação é a palavra mais importante do ano

Quem concorda com ela é a psicóloga Maria Teixeira. Ela explica que o processo de limpeza deve ser feito também em sentimentos, emoções, amizades. “Costumo dizer que deve caber na nossa vida apenas o que nos faz felizes. Senão, acaba ocupando espaço de outra alegria”.


Como desapegar


1. O que você quer para a sua vida?
Faça um planejamento. Entenda quais são os seus objetivos e o que você realmente quer. Pense ainda a longo prazo, como nas aquisições futuras


2. Tchau, passado!
Deixe para trás tudo o que não serve mais. Isso vale para coisas e pessoas. Nada de ficar preso ao que já foi


3. Tenha foco
Ao arrumar a casa, faça ao mesmo tempo organização e desapego. Crie categorias como roupas e itens de cozinha


4. Guarde o que te faz feliz
Ao selecionar os itens de cada categoria, pense se eles te fazem feliz. Se sim, guarde-os


5. Livre-se do que não usa mais
Não guarde aquela peça de roupa que você comprou para uma ocasião especial que nunca chega ou aquele livro que está na sua estante há anos. Muito menos aquilo que você ganhou e nunca gostou. Descarte, passe adiante, doe


6. Consuma com consciência
O pensar antes de comprar é essencial para uma vida melhor. Quando sentir o desejo de adquirir algo, pense se realmente precisa disso ou se vai te fazer feliz. Esse momento de reflexão te fará consumir cada vez menos coisas desnecessárias


7. Organize seus gastos
Tenha uma planilha de gastos com tudo o que você precisa gastar. A partir disso, você saberá quanto pode gastar e não corre o risco de se afundar em dívidas


Logo A Tribuna
Newsletter