Além de saudáveis e refrescantes, os sucos podem ser surpreendentes

Usar a criatividade é mais do que obrigatório para um resultado diferenciado e exclusivo

Por: Nathália de Alcantara  -  13/11/21  -  06:38
 Sucos: Deliciosos, refrescantes, coloridos e cheios de benefícios
Sucos: Deliciosos, refrescantes, coloridos e cheios de benefícios   Foto: AdobeStock

Deliciosos, refrescantes, coloridos e cheios de benefícios. Os sucos são aquele alívio nos dias mais quentes e ainda fazem um bem danado para a saúde. Segundo especialistas, a regra é só uma antes de preparar o seu refresco: usar e abusar da criatividade.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Segundo a nutricionista Paula de Carvalho, é possível acrescentar verduras para deixar tudo ainda mais saboroso. “Além do básico, que é a hidratação, é possível controlar problemas como obesidade e colesterol.” (clique e veja mais dicas)


Para ela, os sucos podem ser consumidos em qualquer momento do dia. No café da manhã, entre as refeições, no pré ou no pós-treino. “Os líquidos são sempre bem-vindos ao nosso organismo, ainda mais nos dias mais quentes. Os sucos têm, ainda, vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas necessárias para uma saúde equilibrada. São também uma saída para quem não tem o costume de comer frutas.”


Escolha
A nutricionista Natália Sampaio afirma que o suco deve ser feito de frutas frescas e, de preferência, da estação. “Se for comparar com o suco de caixinha ou em pó, a diferença é gritante não só pelo atributo funcional, mas também pela qualidade do alimento de verdade contra algo industrializado.”


A escolha das frutas da estação tem a ver com sabor mais intenso e preço mais barato. “Claro que a polpa também traz benefícios e é muito melhor do que algo artificial, mas preparar um suco e tomá-lo na hora é sempre o mais indicado.”


A especialista também alerta que “nenhum alimento sozinho faz efeito para a saúde”.


“Uma dieta com suco, seja para perder peso ou melhorar a qualidade de vida, funciona se fizer parte de uma rotina de treinos, sono de oito horas todas as noites e uma alimentação balanceada”, recomenda. Natália lembra, ainda, que não adianta investir em sucos naturais e abusar da quantidade de açúcar neles. “Esse ponto faz diferença. Muitas pessoas pegam o que virou modinha e adequam para a sua rotina, da forma que lhes convém.”


Energia
A nutricionista Renata Franco acrescenta que os sucos também dão bastante energia e são ótimos no desjejum por serem absorvidos com mais qualidade pelo organismo. “Eles também aumentam a disposição, suavizando a pele e dando mais brilho aos cabelos, além de ajudar na melhoria da qualidade do sono e da memória e ativar o sistema imunológico.”


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter