EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Use e abuse do liquidificador

Prático, ele é um aliado para pratos rápidos, mas há alguns pulos do gato para você fazer um melhor uso

Para quem gosta de praticidade na cozinha, o liquidificador é um senhor aliado. O eletrodoméstico garante rapidez para preparar os pratos e ainda facilita ao diminuir o volume de louças. Inventado na década de 1920 para fazer milk shake, chegou no Brasil mais de 20 anos depois e recebeu o nome de Nêutron.

Apesar de ainda ser usado principalmente para preparar sucos, vitaminas e no máximo um pudim ou uma torta cujo nome é de liquidificador, ele pode ir bem além, principalmente se usado do modo correto. Há dicas que facilitam o uso do aparelho. 

Coloque sempre os líquidos primeiro. Só depois inclua os ingredientes secos. Se for fazer bolo, é melhor bater os líquidos com açúcar e, misturar os secos, em uma tigela, separadamente. 

Jarras de plástico não foram feitas para suportar calor e podem trincar. Por isso, verifique se o líquido está morno e deixe a tampa aberta para que ele esfrie ainda mais antes de bater. Nas lojas é possível encontrar jarras de vidro ou inox, que suportam bem o calor e são mais fáceis de limpar. Fique de olho na potência do seu produto. Caso ela seja muito baixa, o motor pode queimar com misturas densas

Milk shake com crocante de biscoito

Ingredientes: 1 litro de sorvete de creme; 4 biscoitos recheados de chocolate; 200 ml de leite.

Foto: Adobe Stock

Preparo: bata o leite com o sorvete, no liquidificador. Quebre os biscoitos em pedacinhos. Reserve. Sirva o milk-shake em copos grandes com os biscoitos quebrados por cima.

Pão com azeitona

Ingredientes: 5 gramas ou 1/2 pacote de fermento biológico seco; 1 ovo; 250 ml de leite morno; 1/2 xícara (chá) de óleo de milho; 1 colher (sopa) de açúcar; 1 colher (café) de sal e 3 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Foto: Adobe Stock

Recheio: 100g de azeitonas picadinhas e 2 tomates picados sem semente. 

Preparo massa: bata no liquidificador o ovo, o leite, o óleo, o sal, o açúcar e o fermento. Coloque a farinha de trigo em um recipiente e adicione a mistura aos poucos misturando bem. Junte o recheio e misture bem. Coloque em assadeira untada com margarina e polvilhada com farinha de trigo. Deixe dobrar de volume por aproximadamente 30 minutos e leve para assar em forno médio até ficar dourado.

Crepe Suzette

Ingredientes massa do crepe: 2 colheres de sopa de farinha de trigo; 1 colher de café de açúcar; 1 ovo; ½ xícara de leite e 1 gota de essência de baunilha. 

Foto: Adobe Stock

Preparo massa: adicione todos os ingredientes no liquidificador e bater até formar uma massa homogênea. Despeje a massa numa frigideira pré-aquecida em fogo baixo, deixe cozinhar até dourar as bordas.

Ingredientes calda: raspas de 1 laranja; 1 xícara de água; 1 xícara de suco de laranja; 100g de açúcar; 20 ml cointreau. Calda: coloque a água em uma panela e acrescente as raspas da laranja, cozinhe para tirar o amargo por cerca de 20 minutos. Depois escorra a água e adicione o suco de laranja, o açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo até formar uma calda cremosa. Em seguida, adicione o cointreau e incline levemente a frigideira para que o licor incendeie. Deixe flambar até acabar a chama.

Queijadinha cremosa

Ingredientes: 1 xícara de coco ralado; 4 colheres (de sopa) de água (60ml); 1 lata de leite condensado (395g); 1/3 de xícara de queijo parmesão ralado fresco (ou de pacote) e 2 gemas.

Foto: Adobe Stock

Preparo: em um recipiente, coloque o coco ralado, a água, o leite condensado e o queijo parmesão. Coloque uma peneira em cima desse recipiente e coloque as gemas dentro da peneira, fure as gemas e espere o líquido escorrer dentro do recipiente, não deixe cair a pelezinha da gema dentro da mistura para não ficar com cheiro de ovo. Misture bem todos os ingredientes. Coloque em uma assadeira com cerca de 15 por 20 cm e leve para assar a 180°C em banho-maria (a água do banho-maria não deve ultrapassar metade da assadeira). 

Deixe no forno por cerca de 40 minutos ou até dourar. Você pode servir quente com uma bola de sorvete de tapioca ou de goiabada, que fica uma delícia.

Dica: se preferir, coloque em forminhas de cupcake ou de empadinhas.

Muffin de espinafre com queijo

Ingredientes: 2 e 3/4 de xícara de farinha de trigo; 2 colheres de chá de fermento em pó; 2 colheres de chá de sal; 3/4 xícara de leite; 1/2 xícara de óleo vegetal; 2 ovos; espinafre cortadinho a gosto (eu coloquei bastante); 200 g de queijo branco ou queijo feta cortado em cubinhos e parmesão ralado a gosto.

Foto: Adobe Stock

Preparo: misture a farinha, açúcar, sal e fermento em uma vasilha média. Separadamente junte o leite, óleo e ovos em uma vasilha maior e misture bem. Coloque a mistura de farinha aos poucos na mistura liquida e mexa bem com a mão. Adicione então o espinafre, queijo feta, tomate e parmesão e misture bem. Coloque em forminhas de preferência de silicone para não grudar ou então unte bem com óleo e farinha se for forma de metal. A consistência da massa é grudentinha. E por fim coloque um pouquinho de queijo por cima e asse por 30 minutos aproximadamente.

Tudo sobre: