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Quinta-feira

13 de Agosto de 2020

Upgrade na saudável salada de frutas; anote as dicas

Renove a salada de frutas e aproveite todos os nutrientes

A velha e boa salada de frutas pode ganhar um upgrade com algumas ideias e pequenas mudanças na apresentação ou nos seus acompanhamentos. 

Segundo a nutricionista Tatiana Branco, o ideal é que a salada de frutas seja bem colorida para conter vários tipos de nutrientes. Também é melhor deixar a casca de frutas como maçã, pera ou pêssego. “Isso aumenta a proporção de fibras e outros nutrientes”, diz.

Para incrementar, ela ainda dá como dica agregar outros ingredientes às frutas. Castanhas, nozes e outros grãos podem ser acrescentados na hora de servir, proporcionando textura crocante e minerais, como fósforo, importante para o bom funcionamento do cérebro. 

“Porém, cuidado, o excesso de castanhas e derivados pode aumentar o teor calórico, pois estes são ricos em gorduras [daí o nome, sementes oleaginosas]. Devem ser acrescentados com moderação”.

Corte as frutas 15 minutos antes de servir (Adobe Stock)

Muitas pessoas também optam por incrementar a salada de frutas com iogurtes, groselha, leite condensado, creme de leite ou chantili. 

“Atenção ao fazer estas opções, que são na maioria das vezes muito calóricas e fazem com que um prato leve se torne gordo”.

O iogurte desnatado integral (sem sabor adicionado) ou o iogurte grego podem ser acrescidos em pequena quantidade, para quebrar o doce natural de algumas frutas. 

Caldas de groselha e açúcar mascaram o doce natural das frutas, o ideal é evitar, assim como leite condensado, creme de leite e chantili, que são gordurosos.

A salada de frutas ideal, é feita com a frutas da época - que estão mais doces, bem variada e colorida - para estimular os sentidos e a vontade de comer, feitas no dia que será consumida, e, de preferência com o próprio suco das frutas, como laranja, que evitam que as outras frutas escureçam e forma um caldinho gostoso e nutritivo no fundo da travessa. 

O importante para que a salada de frutas fique mais gostosa, é cortar as frutas pouco antes de servir e deixar cerca de 15 minutos para gelar. Também, varie as frutas usadas. 
Uma dica final é colocar raspas da casca do limão ou da laranja (depois de higienizadas). Elas também dão um toque cítrico à saladinha de todo dia.

Você pode servir a salada de frutas dentro da casca da fruta e servir com uma bola de sorvete de frutas

Ideias para incrementar

1. Sirva na casca da laranja ou de abacaxi. Retire a polpa e a use na salada de frutas. 
2. Ao invés de uma taça, coloque as frutas em um palitinho.
3. Além de agregar nutrientes, frutas ficam deliciosas com iogurte natural.
4. Use um boleador para cortar as frutas. Melão, melancia, maça e pera são ideais para serem boleadas.
5. Castanhas combinam muito com frutas e são excelente fonte de selênio e outros minerais antioxidantes.
6. Faça um purê com morango batido com um pouco de água e coloque as frutas desejadas.
7. Hidrate a chia com leite de coco, corte as frutas com boleador e sirva como uma sobremesa.

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