Três receitas de escondidinho, uma melhor que a outra

Travessa tem a cremosidade da cobertura, cheia de queijo, com a suculência do recheio

Provavelmente, ele é um prato que nasceu do aproveitamento de ingredientes locais, que podiam ser usados até mesmo quando eram sobras. Fato é que o escondidinho transformou-se em um queridinho em todo o Brasil e não só no Nordeste, região da sua origem no País. 

Um dos seus atrativos é que o conteúdo só é revelado após a primeira colherada na travessa, como uma boa surpresa. Além disso, a cremosidade da cobertura, ainda cheia de queijo, com o tempero e suculência da carne do recheio, fazem a combinação perfeita para o sucesso. 

Outros países também têm seus escondidinhos, como a Shepherd’s Pie, na Inglaterra ou o Bacalhau à Zé do Pipo, em Portugal. Mas nada como a nossa mandioca e nossa carnes seca acebolada para fazer o escondidinho definitivo. 
Simples, absolutamente delicioso e equilibrado nos sabores, na textura, ainda com a vantagem de ser bem brasileiro.

Mas a criatividade é grande e a inspiração no escondidinho leva a muitas outras combinações, que também revelam surpresas irresistíveis. A cobertura também varia: pode ser de batata, mandioquinha, batata-doce e, claro, mandioca! Veja algumas ideias que tive nessa edição e bom apetite.

Escondidinho de catupiry
Ingredientes Purê:
4 a 5 batatas-doce (cerca de 800g); 1 xícara (chá) de leite; 1 colher (sopa) de manteiga; sal a gosto; 2 colheres de cautpiry.

Recheio: 1 colher (sopa) de óleo; 1 cebola bem picada; 400g de carne moída; 2 tomates médios (e maduros), sem pele, picados; sal e pimenta do reino a gosto; 3 colheres (sopa) de azeitona verde picada.

Cobertura: 1 sachê de Catupiry (250g)

Preparo Purê: cozinhe as batatas em água, até que, enfiando-se um garfo, este entre sem dificuldade. Escorra e descasque as batatas. Passe-as ainda quentes pelo espremedor. Numa panela, junte as batatas espremidas, o leite e a manteiga. Tempere com sal. Leve ao fogo, mexendo sempre, até obter uma mistura homogênea. Misture então o caturpiry. Reserve.

Recheio: numa panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte a carne e refogue até ficar soltinha e ligeiramente dourada. Junte o tomate e tempere com sal e pimenta a gosto. Cozinhe em fogo brando até o tomate começar a desmanchar. Acrescente a azeitona e misture.

Montagem: num refratário (com cerca de 20 cm), distribua o purê de batatas e, por cima, o refogado de carne. Cubra com catupiry e salpique a superfície com queijo. Leve ao forno médio (180º C), preaquecido, por cerca aproximadamente 15 minutos ou até que a superfície comece a dourar. Sirva em seguida.
Dicas: esta preparação pode ser feita em refratários individuais. Substitua o refogado de carne por frango, camarão ou carne seca. O purê de batata-doce também pode ser substituído por purê de mandioquinha ou batata.

Escondidinho de carne moída
Ingredientes purê: 1/2 quilo de mandioca sem casca; 1/2 quilo de batata sem casca; 1 e 1/2 xícara de leite; 1 e 1/2 colheres (sopa) de manteiga; 4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado; sal o quanto baste e 1 pitada de noz-moscada ralada.

Recheio: 1/2 quilo de carne moída (patinho); azeite o quanto baste; 1 cebola picadinha; 1 dente de alho picado; 1/2 pimentão vermelho picado; 1 tomate sem pele e sem sementes picado; 10 azeitonas verdes sem caroço picadas; salsinha picada a gosto; sal a gosto; pimenta moída a gosto e 150g de muçarela ralada.

Preparo purê: cozinhe a mandioca sem casca até ficar bem macia. Faça o mesmo com a batata. Depois, bata as duas no processador com o restante dos ingredientes. Acerte o sal. Reserve. Coloque um fio de azeite em uma panela e deixe esquentar. Acrescente a cebola e o alho e refogue. Junte o pimentão e refogue um pouco. Depois, a carne – vá soltando com o garfo enquanto ela refoga. Quando estiver cozida, acerte o sal, coloque as azeitonas picadas, a salsinha e acerte o sal.

Montagem: em um refratário untado, coloque uma camada fina de purê e coloque a carne. Cubra com muçarela e depois com o restante do purê. Leve ao forno preaquecido a 200°C para gratinar por cerca de 15 minutos.
Rendimento: 4 porções




Escondidinho de macarrão
Ingredientes: carne-seca: 3 colheres (sopa) de azeite, 2 cebolas cortadas em rodelas finas, 1,5 kg de carne-seca dessalgada, cozida e desfiada, pimenta-do-reino moída na hora a gosto, 1 maço de cheiro-verde picado.

Para o molho: 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal, 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 2 litros de leite em temperatura ambiente, 1 folha de louro, 2 unidades de cravo-da-índia, 1 cebola grande inteira e sem casca, Noz-moscada moída na hora a gosto, Sal a gosto. Para a massa: 1 embalagem de macarrão tipo ninho (500g); 1 colher (sopa) de sal.

Montagem: 500g de requeijão cremoso tipo Catupiry em temperatura ambiente; 150g de queijo parmesão ralado.

Preparo carne-seca: em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola até que fique dourada. Junte a carne-seca, tempere com a pimenta e junte o cheiro-verde. Desligue o fogo e reserve. Molho: em uma panela, derreta a manteiga e junte a farinha. Em fogo baixo, mexa por alguns instantes para tostar a farinha. Aos poucos, despeje o leite, mexendo vigorosamente para não empelotar. Junte a cebola com o louro e os cravos espetados. Cozinhe até que encorpe e mexa até obter um molho homogêneo. Tempere com a noz-moscada, o sal e desligue o fogo. Despeje a cebola com os cravos e o louro e reserve o molho.

Preparo Massa: em uma panela grande, ferva 5 litros de água com o sal. Cozinhe a massa cerca de 2 minutos a menos que o tempo indicado na embalagem. Escorra imediatamente e reserve.

Montagem: espalhe um pouco de molho no fundo de um refratário e misture a carne-seca ao molho restante. Junte o molho à massa e mexa para que fique bem envolvida pelo molho. Despeje no refratário, espalhe uma camada do queijo cremoso e polvilhe o parmesão. Leve ao forno médio (200 °C) por cerca de 10 minutos para que complete o cozimento da massa e a superfície esteja dourada. Retire do forno e sirva imediatamente.

 

Tudo sobre: