Três receitas de bacalhau de restaurante português para o Natal

Tem receita de bacalhau do Tasca do Porto e do saudoso Último Gole

O Natal está chegando e o bacalhau é a estrela da mesa em muitas casas nas ceias de fim de ano.

O bacalhau faz parte da tradição em virtude da colonização portuguesa. O peixe salgado e seco é consumido desde os tempos da colonização. 
Com ele, os portugueses conseguiram atravessar, com suas naus, longas distâncias.

Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!

A técnica de curar o peixe com sal garantia a durabilidade do alimento, que sustentava a tripulação nessas jornadas. 

Depois, ganhou status de nobreza e também milhares de preparos. Todos têm a sua receita de família. 

Aqui, três opções: duas do Tasca do Porto (Rua XV de Novembro, Centro de Santos).  e outra para matar saudade: receita tradicionalíssima do antigo Último Gole, que sempre será referência em comida portuguesa na nossa cidade. Anote e faça bonito nas festas.

BACALHAU ZÉ DO PIPO (antigo Último Gole)
Ingredientes:
2 lombos de bacalhau do tipo Gadus morhua (do Porto); 1/2 kg de batata cortadas em rodelas finas e fritas em óleo até ficarem levemente douradas; 2 cebolas fatiadas em rodelas; 1 colher (chá) de coloral; azeitonas a gosto e azeite o quanto baste. 

Preparo: comece dessalgando o bacalhau. As postas altas demoram até 36 horas para serem dessalgadas. Troque a água a cada seis horas sempre deixando o bacalhau imerso em água dentro da geladeira. Depois de dessalgado esquente uma chapa ou uma frigideira grande em fogo alto e coloque azeite. Frite as postas até dourar. Retire. Coloque mais azeite e refogue as cebolas com o colorau e as azeitonas. Arrume numa travessa, as postas, com s batatas e cubra com o molho e sirva com as batatas temperadas com sal.

O gratinado e o molho de alcaparras fazem diferença (foto Alexsander Ferraz)

BACALHAU CONFITADO E GRATINADO, Tasca do Porto
Ingredientes:
1 lombo de bacalhau (cerca de 350g); farinha de trigo o quanto baste para empanar o lombo; óleo suficiente para fritar.

Para o molho de alcaparras: 15g de alcaparras picadinhas; salsinha a gosto; 1/2 cebola picadinha; 2 dentes de alho picados; 150ml de azeite.

Batatas: 2 batatas, azeite e sal.

Bechamel: 150ml de leite; 1/2 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (sopa rasa) de farinha de trigo; sal o quanto baste, pimenta branca moída e noz-moscada ralada a gosto.

Preparo: bechamel: derreta a manteiga e misture e a farinha formando uma pasta. Adicione o leite de uma vez e mexa bem para não empelotar. Em fogo baixo, vá mexendo até engrossar como um mingau mais ralo. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta branca moída a gosto. Molho alcaparras: misture tudo.

Bacalhau: em água fervente, cozinhe o lombo de bacalhau por 5 minutos. Escorra bem. Passe por farinha de trigo para empanar e frite-o em azeite. Escorra bem. Cozinhe as batatas inteiras com casca. Quando elas estiverem cozidas, aperte elas de forma que elas “estourem”. Tempere-as com sal e azeite.

Montagem: em um prato coloque duas batatas aos murros, regue como molho de alcaparras. Por cima, posicione a posta de bacalhau, cubra comum pouco de molho bechamel e leve ao forno preaquecido a 200ºC para gratinar.

Nessa receita, o bacalhau rende mais e é delicioso (foto Alexsander Ferraz)

Meia desfeita, Tasca do Porto

Ingredientes: 400g de lascas de bacalhau dessalgado; 300g de grão-de-bico cozido; 500g de batata cozida; 3 ovos cozidos; 200g de cebola em rodelas; 50g de alho laminado; 2 folhas de louro; quanto baste de sal; quanto baste de pimenta-do-reino; 120ml de azeite; 30g de salsa picada

Preparo: cozinhe as lascas em água fervente por 3 minutos. Corte as batatas cozidas aos quartos. Refogue a cebola e o alho no azeite com as folhas de louro, juntar o bacalhau, o grão de bico, as batatas, deixando ferver um pouco para apurar. Sirva em uma travessa, enfeitando com ovos cortados em rodelas e salpicar a salsa picada.
 

Tudo sobre: