Torta rápida e maravilhosa de frango com massa de cream cheese

Essa receita é perfeita para fazer com sobras de frango e verduras

A torta de frango tem o acréscimo de talos, que podem ser do que você tiver na geladeira: brócolis, agrião, espinafre etc. A massa é muuuito  leve, com cream cheese. A ideia é aproveitar, sem desperdiçar. Nada de jogar fora talos de salsinha, agrião, etc. Use-os em tortas, bolos, bolinhos, suflês.

Ingredientes massa: 4 ovos grandes; 100g de cream cheese tradicional; 250ml de leite integral frio; 1 colher (chá) cheia de sal; 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fino (45g); 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1/2 xícara de (chá) de óleo de milho e 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Recheio: 1 peito de frango sem osso e sem pele; 1 folha de louro;1 colher (chá) de sal; 2 dentes de alho; azeite o quanto baste; 1 cebola picada; 1 tomate com sementes e casca picado; 2 xícaras de talos de verduras variadas que você tiver em casa (brócolis, espinafre, salsinha, agrião, couve-flor etc.); 100g de azeitonas verdes sem caroço cortadas em lascas grossas e 1 cenoura ralada. Para untar: margarina e farinha de rosca o quanto baste. 

Preparo recheio: em uma panela de pressão, coloque o peito de frango com a folha de louro, 1 dente de alho e 1 colher (chá) de sal. Cubra com água já quente. Tampe e, depois de apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos. Desligue e tire o líquido (reserve, pois é um caldo de frango para ser usado em sopas, risotos etc. e pode ser congelado por até três meses). Desfie o frango. Se quiser, deixe-o na panela tampada (sem o líquido) e sacuda bem para desfiá-lo ou faça com as mãos. Refogue a cebola e o alho picados no azeite. Junte todos os talos picadinhos e a cenoura ralada (com casca). Refogue. Acrescente o tomate, as azeitonas e o frango desfiado. Corrija o sal, se necessário. Reserve. (Também pode ser feita com sobras de frango assado ou cozido desfiado)

Massa: bata  no liquidificador os ovos com o óleo, o leite, o cream cheese e o sal. Bata bem. Reserve. Peneire a farinha de trigo em uma tigela grande com o fermento. Junte o parmesão ralado. Agregue  a mistura batida e reservada e vá envolvendo delicadamente com auxílio de um batedor. 

Montagem: utilizando uma forma retangular nº 2 ou uma redonda com cerca de 24 cm de diâmetro, untada com manteiga e polvilhada de farinha de rosca, inicie a montagem da torta espalhando no fundo a metade da massa. Coloque por cima todo o recheio, o restante  da massa e finalize polvilhando parmesão ralado. Por último, leve a torta ao forno preaquecido a 180ºC e asse até que esteja bem dourada e crocante por cima.

Dica: essa torta pode ser feita com o recheio que você quiser: atum, sardinha, legumes, queijos, frios...

Tudo sobre: