EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

12 de Julho de 2020

Tainha assada, recheada de farofa de camarão, o prato do mês de junho

Esta é a época em que as redes chegam repletas deste peixe que é rico em ômega-3 e delicioso

Junho chegou e com ele vêm também  a tainha, que, neste ano, deve ter uma safra farta. As redes de pesca andam voltando pesadas com essa delícia, que é rica em ômega 3. Assim que chegou ao Mercado de Peixe, minha amiga Edilene, do Box do Santista, avisou e preparei a tainha assada, recheada com uma farofa de camarão, cujo defeso acabou. O preço do quilo da tainha com ovas está cerca de R$ 22 e sem, R$ 17, e pode baixar mais.

Ingredientes peixe: 1 tainha de cerca de 1,5 kg limpa e aberta pelas costas (peça ao peixeiro para fazer isso); 1 e 1/2 colher (chá) de sal; 1 colher (café) de pimenta-do-reino moída; 2 colheres (sopa) de azeite; suco de 1 limão; 5 colheres (sopa) da água das azeitonas usadas na farofa. 

Farofa: azeite o quanto baste; 1 cebola grande picadinha; 2 dentes de alho picados; 1/2 pimentão vermelho picadinho; 200g de azeitonas pretas picadas; 1 tomate picado; 200g de camarões-de-sete- barbas; sal e pimenta moída a gosto; salsinha ou coentro picadinho a gosto e 400g de farinha de mandioca (usei a grossa). Se quiser, coloque as ovas na farofa.

Arroz de palmito: 1 colher (sopa) de manteiga; 2 xícaras de arroz; 4 xícaras de água; 2 dentes de alho picados; 1 cenoura em cubinhos; 1/2 pimentão vermelho em cubinhos; 1 colher (sopa rasa) de sal; 300g de palmito em conserva e 2 xícaras de molho de tomate. 

Preparo peixe: faça furos na carne da tainha do lado de dentro com uma faquinha. Misture os temperos e passe em toda parte interna. Cubra e leve à geladeira enquanto prepara a farofa. Depois da farofa pronta, deixe esfriar um pouco. Tire a tainha da geladeira, ponha em forma untada com azeite. Recheie com metade da farofa e feche o peixe com palitos de dente (tem quem prefira costurar). Passe um fio de azeite sobre o peixe, cubra com papel- alumínio e leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 30 minutos. Sirva com o resto da farofa e o arroz. Se quiser, faça um vinagrete. 

Farofa: refogue o pimentão,a cebola e o alho no azeite. Junte o tomate e os camarões temperados com sal. Refogue rapidamente até os camarões ficarem rosados. Acrescente as azeitonas, mexa e adicione a farinha. Tempere com sal, pimenta e salsinha ou coentro. 

Arroz de palmito: tire o palmito do vidro e lave bem. Deixe de molho em água por uns 15 minutos. Reserve. Em uma panela, derreta a manteiga e refogue o alho. Junte a cenoura, o pimentão e os grãos de arroz. Coloque o sal e mexa. Acrescente a água e os palmitos em rodela. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe a panela semitampada por cerca de 15 minutos ou até a água secar. Desligue e inclua o molho de tomate.

Tudo sobre: