EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

6 de Dezembro de 2019

Superalimentos turbinam as receitas

Eles não fazem milagre, mas ajudam na saúde

Não existe milagre. Não há um superalimento que possa suprir todas as suas necessidades ou, como mágica, fazer você emagrecer ou ter mais disposição ou ficar imune a todo tipo de doença. Porém, com uma dieta balanceada, com pouco açúcar e gordura, rica em vegetais e carnes magras isso fica mais fácil. 

Se você somar a isso alguns ingredientes especiais, considerados poderosos antioxidantes, que ajudam a impedir o envelhecimento das células, a tarefa de se manter sadio e com energia pode ser melhor cumprida. Separamos quatro desses itens, que não são muito usados, mas deveriam. Além de dar muito sabor a pratos doces e salgados, eles são repletos de micronutrientes funcionais. Anote receitas com eles e veja no quadro o que cada um pode fazer pelo seu organismo.


Cúrcuma

Eficaz contra dores articulares e artrite inflamatória. (Foto:Adobe Stock) 
Um dos antioxidantes e anti-inflamatórios mais potentes da natureza, é eficaz contra dores articulares e artrite inflamatória, na prevenção de alguns tipos de câncer e até mesmo no tratamento da depressão. 

É empregada na prevenção de doenças neurodegenerativas e ainda pode ser utilizada contra dores musculares, cólicas menstruais e coadjuvante no tratamento da síndrome metabólica (obesidade, diabetes, resistência à insulina, prevenção da oxidação do colesterol), memória e concentração.

Romã

Também atua no retardo do envelhecimento precoce. (Foto:Adobe Stock)
Com sabor adocicado e levemente ácido, a romã é riquíssima em compostos fenólicos, demonstrando em diversos estudos seus efeitos antioxidantes, antidiabéticos, hipolipidêmico, antibacteriano, anti-inflamatório e antiviral. Além de ser utilizado também na estética, por auxiliar a prevenir a formação de rugas e manchas na pele, atua no retardo do envelhecimento precoce.

Gengibre 

Auxílio importante na diminuição de gases intestinais. (Foto:Adobe Stock)
O conjunto de fitoquímicos presentes no gengibre apresenta atividade antioxidante, anti-inflamatória, expectorante, antifúngica e anticarcinogênica. Contém alguns compostos fenólicos que se ligam a gases e os eliminam, fornecendo auxílio importante na diminuição de 
gases intestinais e distensão abdominal.

Goji berry

Poderoso antioxidante. (Foto:Adobe Stock)
Dentre suas várias funções, destaca-se a eficiente atividade antioxidante devido à alta concentração de fitoquímicos, compostos essenciais para a eliminação de toxinas, e redução de radicais livres que provocam o envelhecimento precoce.

Canela 

Pode diminuir níveis de triglicérides. (Foto:Adobe Stock)
Ajuda a prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica. Estudos apontam que a canela ajuda a diminuir o colesterol total e o ruim, LDL, e também os níveis de triglicérides.

Carne com especiarias 

Sirva com cebolinha picada e arroz branco. (Foto:Adobe Stock)
Ingredientes: 100 g de bacon picado; 1 Kg de coxão duro cortado em cubos grandes (limpe a gordura); 1 fio de azeite ou outro óleo vegetal; 2 paus de canela; 4 dentes de alho grandes picados; 1 colher (café) de cúrcuma em pó; 2 latas de tomate pelado picado; 1 xícara de água; 1 pitada de pimenta vermelha em pó; 1 colher (chá cheia) de sal; 1 folha de louro; 1/2 Kg de cebolas pérolas sem casca; 1 ramo de alecrim e cebolinha verde para enfeitar.

Preparo: tempere a carne com pimenta vermelha e sal. Esquente uma panela grande com azeite e coloque o bacon. Refogue. Junte a carne. Deixe dourar bem de todos os lados. Junte o alho e refogue. Depois, junte a canela, o tomate, a água, a cúrcuma, o louro e o alecrim. Mexa bem, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 1 hora, cuidando para que não seque (pode colocar mais água). Veja se a carne está cozida, senão deixe mais. 

Se preferir faça na panela de pressão, que demora metade do tempo. Junte as cebolas e deixe cozinhar mais 20 minutos (sem pressão). Acerte o sal e a pimenta. Sirva com cebolinha picada e arroz branco ou purê ou polenta.  

Bolo de cúrcuma

Se quiser, polvilhe gergelim. (Foto:Adobe Stock)
Ingredientes massa: 120 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente; 250 g de açúcar demerara; raspas de 1 laranja; 2 ovos em temperatura ambiente; 1 colher de chá de baunilha; 175g de fubá fino; 100 g de farinha de amêndoas ou de nozes; 1 colher de sopa de cúrcuma (açafrão-da-terra); 2 colheres de chá de fermento em pó; 100 ml de suco de laranja e gergelim para polvilhar (opcional).

Preparo: bata a manteiga com o açúcar e as raspas de laranja até ficar bem cremosa. Acrescente os ovos desmanchados e misturados com a baunilha, aos poucos, batendo bem entre cada adição. Bata por 3 a 4 minutos. Misture o fubá com a farinha de amendoas (ou nozes), o fermento e a cúrcuma em velocidade baixa. Acrescente 1/3 da mistura dos secos. Em seguida acrescente metade da quantidade de suco de laranja.

Continue nesta ordem. Bata apenas para misturar. Distribua nas formas ou forma forradas com papel manteiga untado – 1 forma de bolo inglês de 24 x 20cm ou 3 de 20 x 9cm ou 1 forma redonda de 20 cm. Polvilhe gergelim (opcional).

Leve ao forno preaquecido a 180 graus – teste com um palito. 

Frango teryaki

Salpique gergelim e cebolinha verde. (Foto:Adobe Stock)
Ingredientes: 1 Kg de peito de frango sem pele e sem osso cortado em cubos; suco de 1 limão; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 fio de azeite ou óleo vegetal; 4 colheres (sopa) de gengibre ralado (se gostar mais suave, coloque menos); 6 colheres (sopa) de shoyu; 1/2 xícara de água; 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim torrado; 1 maço de florete de brócolis cozido al dente; sal a gosto; gergelim, pimenta dedo-de moça picada e cebolinha verde.

Preparo: tempere o frango com limão, sal e gengibre. Deixe marinando 10 minutos na geladeira. Esquente uma panela grande com azeite ou óleo. Coloque o frango. Refogue em fogo alto por cerca de 5 minutos. Junte o shoyu e a água. Mexa. Junte o brócolis e mexa até cozinhar. Salpique gergelim e cebolinha verde. 

Brownie goji

Leve em forno médio 170ºC até estar firme, cerca de 35 minutos. (Foto:Adobe Stock)
Ingredientes: 250g de chocolate meio-amargo; 250g de manteiga; 200g de açúcar; 100g de farinha de trigo; 1/2 colher (café) de sal; 4 ovos e 50g de goiberry.

Preparo: misture o açúcar, a farinha e o sal. Reserve. Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Junte os ovos ao chocolate, um por vez. Misture delicadamente os ingredientes secos à mistura e a gojiberry. Coloque em uma forma untada (20x28 cm) e asse em forno médio 170ºC até estar firme, aproximadamente 35 minutos.

Um truque é apertar o topo do bolo com o indicador e, se ele voltar ao formato original, significa que está pronto. 

 

Tudo sobre: