Stollen, anote a receita do bolo alemão de Natal

Ele é perfeito para presentear

Stollen é o tradicional bolo alemão de Natal. Tem nozes, passas, frutas cristalizadas, casca de limão, especiarias. O bolo teve origem em Dresden, Alemanha, por volta de 1400. Como os ingredientes utilizados eram caros e na época e o tempo de preparo  muito longo (por causa da fermentação natural usada na época), o bolo se tornou um presente especial. Começou assim uma tradição de que continua até hoje. Então, que tal presentear um amigo ou sua família com esse bolo delicioso, receita do chef italiano Pier Paolo Picchi.

Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Stollen, chef Pier Paolo Picchi

Ingredientes etapa 1: 30 gramas de farinha de trigo; 125 ml de leite ligeiramente morno; 30 gramas de fermento biológico fresco; 2 colheres de sopa de cerveja.

Etapa 2: 1 colher de sobremesa de sal; 120 gramas de manteiga (não use margarina); casca ralada de um limão; 80 gramas de açúcar; 250 ml de leite; 2 gemas.

Etapa 3: 400 gramas de farinha de trigo e 8 gramas de fermento em pó.

Etapa 4: 2 colheres (sopa) de rum; 100 gramas de frutas cristalizadas; 100 gramas de uvas passas e 100 gramas de nozes moídas.

Etapa 5: 150 gramas de açúcar e manteiga derretida.

Preparo

Etapa 1: Misture bem os ingredientes, formando uma massa pequena. Deixar fermentar.

Etapa 2: Adicione os ingredientes dessa etapa na massa fermentada e misture delicadamente, até ficar homogênea.

Etapa 3: Junte a farinha de trigo e o fermento em pó à mistura de etapa 2 e misture bem, até a massa ficar bem homogênea. Deixe descansar e crescer num lugar quente.

Etapa 4: Misture todos os ingredientes à massa crescida. Deixe descansar e crescer novamente, no papel de assar, por ½ hora. Depois, assar vagarosamente em forno baixo.

Etapa 5: Enquanto o Stollen, depois de assado, ainda quente, pincele com manteiga e polvilhe açúcar. Repita até que acabe a manteiga e o açúcar, de forma que o Stollen fique com uma casca branca. Sirva em seguida. Asse a 150°C por 15 minutos, aproximadamente, ou até ficar dourado.

 

Tudo sobre: