Sextou! Aprenda a fazer uma sobremesa francesa com muito creme e morangos

Frasier, o doce francês que é inesquecível de tão bom; confira o passo a passo

Esse doce é um clássico da confeitaria francesa, mas ainda pouco feito no Brasil. Ele tem pão-de-ló, muito creme de confeiteiro e muitos morangos. Uma delícia . Prepare essa sobremesa inesquecível. Ela tem  passos, mas não são difíceis. Separe os ingredientes antes de começar, veja se não falta nada, se organize e aí fica mais fácil. Comece pela massa do bolo. Leve para assar e prepare o creme. Enquanto os dois esfriam, corte o morango e faça o chantily e o xarope de limão. Com tudo pronto e frio, é só montar!

Ingredientes pão de ló: 125g de açúcar; 4 ovos; casca ralada de 2 limões; 125g de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de fermento químico; 50g de manteiga sem sal derretida e mais um pouco para untar a forma.

Para o creme pâtissière: 600ml de leite; 1 colher (sobremesa) de essência de baunilha; 4 ovos; 2 gemas; 180g de açúcar refinado; 150g de amido de milho; 100g de manteiga sem sal, cortada em cubos e mantida à temperatura ambiente.

Para o xarope de limão: 75g de açúcar refinado; suco de 2 limões.

Para finalizar: 3 caixinhas de morangos; 200 ml de creme chantili e calda de chocolate (pode ser para sorvete).

Preparo massa: aqueça o forno a 200°C. Junte o açúcar, os ovos e as raspas de limão em uma tigela grande sobre uma panela com água fervendo. Usando uma batedeira de mão (ou um batedor manual), bata a mistura em fogo médio até dobrar de volume e ficar com uma cor clara. Retire do fogo. Peneire dois terços da farinha e misture suavemente à massa. Adicione a farinha restante e mexa novamente. Certifique-se de que toda a farinha foi incorporada. Misture delicadamente a manteiga derretida. Despeje a mistura na forma de bolo (23 cm de diâmetro) untada e forrada com papel-manteiga untado. Leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito na massa, este saia limpo (não abra o forno antes de 15 minutos). Deixe o bolo amornar. Depois, desenforme sobre um prato. Tenha cuidado, pois esta massa tipo esponja é bastante delicada. Reserve.

Creme: esquente o leite. Separadamente, misture os ovos, o açúcar, a baunilha e o amido de milho. Despeje 1/3 do leite na mistura de ovos e mexa rapidamente para que os ovos não cozinhem e se misturem ao leite. Volte tudo para a panela com o restante do leite e leve ao fogo médio mexendo até engrossar bem (demora entre 8 a 10 minutos). Misture a manteiga até derreter e ficar homogêneo. Deixe esfriar um pouco, despeje em um prato raso e frio e mantenha na geladeira por uma hora.

Xarope: coloque os ingredientes para o xarope de limão em uma panela pequena com mais 70 ml de água. Aqueça suavemente até que o açúcar se dissolva. Em seguida, deixe ferver por dois minutos. Retire do fogo e deixe esfriar.

Morangos: corte os morangos na metade e separe os que têm o mesmo tamanho e são maiores para as bordas.

Montagem: corte o bolo em dois discos. Em uma forma de fundo removível ou um aro para montagem de bolos, coloque o primeiro disco. Molhe com um pouco do xarope. Nas bordas do aro, vá dispondo os morangos maiores cortados ao meio, com a polpa virada para fora.
Coloque um bem junto do outro, porque eles ficarão expostos. Sobre o restante da massa, disponha morangos cortados. Por cima, ponha o creme de confeiteiro tomando cuidado para que os morangos continuem de pé na borda. Sobre o creme, coloque o outro disco de bolo.
Molhe com mais xarope de limão. Leve à geladeira por cerca de 1 hora para firmar. Depois, na hora de servir, coloque o chantili por cima e enfeite com o resto dos morangos. Tire a forma (ou o aro) em que foi montado e sirva imediatamente. Se quiser, enfeite ainda com um pouco de calda de chocolate.

Tudo sobre: