Salada de lulas é a dica de entrada para as festas

É perfeita para dias com temperaturas mais altas

Lulas, se bem cozidas, são deliciosas. Aqui, optei por uma salada, refrescante e fácil de fazer e que funciona como uma entrada para as festas de fim de ano. Peça para o peixeiro já limpá-las e cortá-las em rodelas (anéis). Um truque, que copio da mítica Ofélia Anunciato, é pôr uma pitada de bicarbonato de sódio na água do cozimento para dar maciez. Outro ponto importante é colocar a lula na água já fervente. O resto é só seguir a receita e bom apetite. 

Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Ingredientes: 1 kg de lulas limpas e cortadas em anéis; 1 colher (café rasa) de bicarbonato de sódio; 3 dentes de alho picados; 2 colheres (sopa) de alcaparras; 20 azeitonas pretas sem caroços; 20 tomates- cereja cortados ao meio; 1/2 xícara de azeite; salsinha e cebolinha picadas a gosto; pimenta-branca moída a gosto; 1 pimenta dedo-de-moça picadinha (se quiser menos picante, tire as sementes), e suco de 1/2 limão-siciliano.

Preparo: leve ao fogo 1 litro de água com o bicarbonato. Quando estiver fervendo, coloque as lulas. Deixe em fogo médio para a água não subir. Cozinhe por 20 minutos e espete um garfo para ver se estão macias. Escorra e reserve as lulas. Em uma frigideira grande, coloque um fio generoso de azeite e refogue o alho. Acrescente as lulas, as alcaparras e as azeitonas. Tempere com sal e pimenta-branca moída a gosto (não ponha muito sal, porque todos os ingredientes são salgados). Acrescente os tomates. Desligue o fogo. Junte o restante do azeite, a salsinha, a cebolinha e a pimenta dedo-de-moça picadas. Mexa eleve à geladeira para resfriar. Na hora de servir, esprema o suco de limão e acompanhe com salada de folhas verdes.

Rendimento: 4 porções.

 

Tudo sobre: