Rituais da sorte à mesa

Comidas de fim de ano possuem significado. Os grãos, por exemplo, remetem à multiplicação

Por: Fernanda Lopes & Editora &  -  27/12/19  -  14:21
Gonzalez espera no final do ano um turismo interno aquecido
Gonzalez espera no final do ano um turismo interno aquecido   Foto: Adobe Stock

A virada do ano é sempre envolta em simbolismos e a mesa não fica de fora. A própria palavra Réveillon deriva do verbo francês réveiller, que significa revelar, despertar, acordar. É o fechamento de um ciclo.
“As comidas carregam a simbologia da fartura”, diz a coordenadora do curso de Gastronomia da Unimonte, Fátima Duarte.


Os grãos, por exemplo, remetem à multiplicação. Arroz, lentilha, feijão, milho simbolizam a fertilidade. No Brasil, como temos influência árabe direta e indireta (por meio dos portugueses), a lentilha é o ingrediente mais usado para este propósito.


O peixe também é um clássico na ceia de Ano-Novo. Em diversas culturas ele faz alusão à partilha e purificação por conta do seu hábitat, a água. Eles são férteis e quase nunca andam sozinhos.


O bacalhau, em razão da herança lusa, é o peixe mais consumido. Mas nos últimos anos o salmão tem ganhado espaço nas ceias de Réveillon.
A carne de porco é outro alimento muito consumido na virada. Eles são considerados fortes e fuçam para frente, o que, na crença, faz a vida progredir.


As uvas e romãs são as frutas mais apreciadas. Como têm muitas sementes e são nobres para várias culturas, são consideradas poderosos imãs de boa sorte.


É claro que não há nada de científico em todas essas crenças, mas já que todos esses ingredientes podem resultar em pratos deliciosos, vamos nos render a eles e incluí-los na contagem regressiva para 2020.


Significados


Réveillon–Deriva do verbo francês réveiller, que significa revelar, despertar, acordar.


A palavraRéveillon também tem significado.
A palavraRéveillon também tem significado.   Foto: Adobe Stock

Champanhe ou espumantes– À meia-noite, faça um brinde à entrada do novo ano em grande estilo, com espumante em taças de cristal. Preparado à base de uvas, traz prosperidade para o ano que está se iniciando.


Para quem passar a virada na praia, também não custa pular sete ondas com a taça na mão.
Para quem passar a virada na praia, também não custa pular sete ondas com a taça na mão.   Foto: Adobe Stock

Romã– símbolo da abundância, ajuda também na fertilidade. Repletas de sementes ou nascidas em cachos, elas trazem a ideia de multiplicação e fartura.


Um dos rituais é chupar três sementes de romã pedindo dinheiro para o ano todo e depois guardá-las na carteira, envolvidas em papel branco.
Um dos rituais é chupar três sementes de romã pedindo dinheiro para o ano todo e depois guardá-las na carteira, envolvidas em papel branco.   Foto: Adobe Stock

Uvas– tradição da prosperidade, diz a tradição que deve-se comer doze uvas, uma para cada mês do ano.Se a uva for doce o mês do ano será próspero e se for azeda nem tanto, ao comer cada uva, faça um pedido do que você deseja para aquele mês.


É a fruta que dá o vinho de Baco, o deus mitológico dos excessos, da fartura e das festividades.
É a fruta que dá o vinho de Baco, o deus mitológico dos excessos, da fartura e das festividades.   Foto: Adobe Stock

Peixes– eles simbolizam a purificação por meio de seu habitat, a água.


Além de serem férteis e se reproduzirem graças a uma infinidade de ovas, os peixes quase nunca nadam sozinhos.
Além de serem férteis e se reproduzirem graças a uma infinidade de ovas, os peixes quase nunca nadam sozinhos.   Foto: Adobe Stock



Frutas secas e castanhas– desde a antiguidade, estão associadas à fartura e à sorte por serem alimentos resistentes, possíveis de serem armazenados durante muitos dias.


Os doces à base de castanhas tem ainda a simbologia de um ano doce.
Os doces à base de castanhas tem ainda a simbologia de um ano doce.   Foto: Adobe Stock

Lentilhas e grãos– remetem à quantidade e multiplicidade. Uns dizem que a lentilha por ter a forma arredondada e achatada, lembrando uma moeda, atrai dinheiro.


Outros afirmam que sua popularidade é por ser um grão que dobra de tamanho ao ser cozido e por isso traz fartura.
Outros afirmam que sua popularidade é por ser um grão que dobra de tamanho ao ser cozido e por isso traz fartura.   Foto: Adobe Stock

Louro– é símbolo de sucesso e vitória. Ser laureado significa ser reconhecido.


Os atletas gregos, que venciam as provas recebiam uma coroa de louros como prêmio.
Os atletas gregos, que venciam as provas recebiam uma coroa de louros como prêmio.   Foto: Adobe Stock

Além disso, são folhas de uma árvore resistente e que dá frutos em bagas volumosas. As folhas devem ser trocadas entre as pessoas à meia-noite e guardadas na carteira. É promessa de sucesso e fartura ao longo do ano.


Logo A Tribuna
Newsletter