Risoto de limão siciliano com óleo essencial

Os óleos essenciais conferem sabor, aroma e propriedades terapêuticas aos pratos

Por: Fernanda Lopes  -  23/10/20  -  14:51
Esse risoto de limão siciliano é muito aromático
Esse risoto de limão siciliano é muito aromático   Foto: Alexsander Ferraz

Os óleos essenciais podem ser usados também na gastronomia, uma novidade, como fez o chef Christian Soliman, do Hora da Prosa Bistrô (Rua Bahia, 119, Gonzaga, Santos), nessa receita com limão-siciliano. Além do sabor do caldo de legumes, que ele ensina a fazer, as gotas de óleo dão o toque final e muito sabor ao preparo, sem falar das propriedades nutricionais. Acompanha perfeitamente várias proteínas, como pescados em geral, carne suína ou aves.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Ingredientes caldo: 1/2 cebola; 1 dente de alho; 1 cenoura; 1 folha de louro; 1 cravo; 1 litro de água e 1 fio de azeite.


Para o risoto: 1 xícara de arroz arbóreo; 1/2 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 xícara de vinho branco; 60g de manteiga ou 4 colheres de sopa; 150g de parmesão ralado e óleo essencial de limão-siciliano (2 gotas). 


Preparo caldo: doure levemente os vegetais em uma panela com um fio de azeite, acrescente a água e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 45 minutos. Reserve.


Risoto: em uma panela, coloque 1 colher de manteiga e refogue o alho e a cebola. 
Quando a cebola ficar transparente, adicione o arroz e refogue sempre mexendo bem. Diminua o fogo e acrescente o vinho branco. Mexer é um processo essencial para liberar o amido do arroz e, desse modo, ter menos gordura no final. Quando o vinho secar, é o momento de adicionar o caldo de legumes (quente) aos poucos, de preferência por conchas, mexendo bem até secar.


Faça isso até que o grão esteja al dente. Assim que os grãos ficarem macios, é o momento de parar de colocar o caldo de legumes e pôr o queijo.  Aí, então, desligue o fogo e acrescente o queijo, mexendo bem. Quando ele estiver completamente incorporado à receita, é a hora certa de adicionar a manteiga e o óleo essencial. Disponha o risoto na sua louça preferida e sirva imediatamente.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter