EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

6 de Agosto de 2020

Receitas e dicas para não desperdiçar na cozinha

Em tempo de confinamento forçado, é preciso otimizar o que tem na geladeira e na despensa

Em tempos de confinamento, é preciso aproveitar ao máximo o que temos na despensa e na geladeira. Nada de jogar fora talos de verduras ou deixar vencer o que está na prateleira, afinal a ordem é sair o menos possível de casa. 

Aqui no site do Boa Mesa, você tem também matéria com uma lista de restaurantes e bares que estão entregando em domicílio. Mas sabendo que nem sempre é possível pedir e que não desperdiçar deve ser um hábito, damos dicas e receitas para você aproveitar esse tempo em casa e cozinhar em família.

As cascas de frutas e legumes, por exemplo, têm um alto valor nutricional e, de acordo com a nutricionista Andrea Asorey, possuem uma quantidade maior nutrientes e fibras. “Mas é importante optar pelo orgânico, pois a casca concentra mais agrotóxicos. E não adianta tentar receitas que dizem tirar o pesticida. Elas não são eficazes”, alerta. 

Tem também o desperdício na dispensa e na geladeira “O que mais a gente joga fora é pão ou arroz. E podemos fazer muitas receitas. Além da torrada e da farinha, dá pra usar o pão em tortas e pudins. 
O arroz também pode ser utilizado para massa de torta”. Ao lado temos uma receita que ainda inclui talos. E se tiver uma sobra de queijo, um pouco de milho, um restinho de azeitonas, vá juntando no recheio. “Só preste bem atenção se não está com fungos ou já estragado. É preciso ser muito cuidadoso com isso”. Anote as receitas e as dicas:

DICAS

- Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contêm fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês, pastéis ou em escondidinhos.

- Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo e, portanto, prevenir infecções. Refogue com tempero e ovos batidos, faça sucos ou adicione ao molho pesto de manjericão.

- As folhas da cenoura são ricas em vitamina A (importante para saúde dos olhos, pele, cabelos e para o crescimento). Podemos aproveitá-las para fazer bolinhos ou para substituir o uso da salsinha. Elas são extremamente parecidas em aspecto e sabor.

- A água do cozimento das batatas acaba concentrando todas as vitaminas hidrossolúveis (que se dissolvem em água). Aproveite-a, juntando leite em pó e manteiga para fazer purê, ou para agregar valor nutricional ao arroz, macarrão, capelete etc.

- A água do cozimento da beterraba é ótima para o preparo de gelatinas vermelhas. Assim  você as torna mais nutritivas.

- As cascas da batata,mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba, podem ser assadas ou fritas em óleo quente e servidas como aperitivo.

- A casca da laranja é perfeita para ser caramelizada e servida com café, ou utilizada em compotas ou até mesmo para dar sabor a biscoitos.

- A parte branca da melancia pode ser ralada e usada para fazer cocada falsa. 

Fonte: Banco de Alimentos

Neste, usei cascas e a própria banana (foto Alexsander Ferraz)

RECEITA BOLO DE CASCA DE FRUTAS

Ingredientes: 2 xícaras de cascas de frutas bem lavadas (vale banana, goiaba, manga, pera, maçã, mamão/ prefira as orgânicas); 1 xícara de suco de frutas ou leite;1 e 1/2 colher de sopa de manteiga ou margarina ou óleo de coco;2 ovos; 1 xícara de açúcar; 1 pitada de sal; 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo (usei metade integral) e 1 colher de chá de fermento em pó.

Preparo: bata as cascas e o leite ao liquidificador, coe o líquido e reserve a polpa batida. Bata as claras em neve, reserve. Em outra tigela, use uma batedeira para bater açúcar, manteiga e gemas. Quando formar um creme uniforme, junte as cascas batidas, farinha e fermento alternando com o leite coado. Misture as claras em neve e asse em forma de 20 cm,untada, por cerca de 40 minutos em forno a 200°C.

Torta de arroz com talos

Ingredientes: 2 xícaras de leite; 2 ovos; 1 xícara de óleo; 1 xícara de farinha de trigo; 1 xícara de sobras de arroz cozido; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1 colher (chá) de sal; 100g de queijo ralado; talos picados (que podem ser de couve, brócolis, espinafre, repolho etc); pedaços de cascas de cenoura, chuchu, abobrinha  ou ainda sobras diversas de queijo, frios, legumes. 
 

Preparo: ferva os talos e cascas em água. Bata o leite, óleo, ovos, farinha de trigo, arroz, sal e queijo ralado no liquidificador. Escorra os talos e cascas, deixe-os esfriar. Após isso acrescente a massa e mexa bem todos os ingredientes. Junte o fermento e mexa. Despeje a massa em um refratário médio untado e enfarinhado.Se preferir, coloque mais queijo ralado por cima. Dica: guarde o caldo do cozimento das cascas e use-o para substitur a água em outros cozimentos como arroz, feijão ou sopas.

 

Tudo sobre: