EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

22 de Novembro de 2019

Receitas com laranja, a queridinha da estação

Como é um ingrediente da época, é possível aproveitar o melhor que ele oferece - sabor, textura e cor, além de pagar mais barato

A laranja é uma das frutas mais populares entre os brasileiros, sendo consumida em doces, bebidas e, até mesmo, em pratos salgados. Como é um ingrediente da época, é possível aproveitar o melhor que ele oferece - sabor, textura e cor, além de pagar mais barato.

Além de ser rica em vitamina C, a fruta possui flavonoides e diversos nutrientes importantes para prevenir doenças e deixar o organismo mais resistente.

As fibras presentes na fruta também diminuem a absorção do colesterol presente nos alimentos. Outra vantagem da vitamina C: é um antioxidante que ajuda na memória, pois auxilia a sinapse dos neurônios, ou seja, melhora a transmissão de impulsos nervosos de uma célula para outra.

Não para por aí. Os sintomas das alergias respiratórias podem ser amenizados com o consumo da laranja. A fruta é uma fonte de ácido fólico, responsável por diminuir as crises alérgicas. Uma pesquisa da Escola de Medicina Johns Hopkins (EUA) acompanhou 8 mil pessoas com rinite ou asma, por cerca de dois anos e comprovou esses benefícios.

Veja abaixo duas opções de receitas deliciosas e fáceis para incluir a fruta da época no seu cardápio.

Pudim de laranja

Ingredientes: Calda: 1 xícara (chá) de açúcar. Pudim: 1 lata de leite condensado; 1 medida (da lata) de suco de laranja; 4 ovos; 1 colher (chá) de raspas da casca de laranja.

Preparo: Calda: em uma panela de fundo largo derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com a calda uma fôrma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve. Pudim: em um liquidificador, bata todos os ingredientes do pudim e despeje na forma reservada. Leve ao forno médio (180°C), em banho-maria com água quente, por cerca de 1 hora e 30 minutos.Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.

Filé de frango com molho de laranja

Ingredientes: meio quilo de filé de frango de espessura média; suco de meio limão; 1 colher (chá) de sal; meia colher (chá) de páprica; 1 colher (sopa) de azeite; 2 dentes de alhos grandes fatiados; suco de 2 laranjas ( cerca de 200 ml ); 1 colher (chá) de mostarda; 1 caixinha de creme de leite e 2 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada.

Preparo: em um recipiente, tempere o frango com o suco de limão, o sal e a páprica. Em uma frigideira antiaderente bem quente grelhe os filés aos poucos, com metade do azeite, para que fiquem úmidos por dentro e bem dourados por fora. Reserve aquecido. Na mesma frigideira coloque o restante do azeite e refogue o alho, sem dourar. Junte o suco de laranja e ferva por 10 minutos. Adicione a mostarda e o creme de leite e misture bem. Sirva sobre o frango reservado, sem cobrir completamente, e polvilhe a cebolinha verde.

Laranja com creme de coco

Coloque o creme apenas no momento de servir, para que não se acumule água no fundo do recipiente (Foto: Divulgação) 

Ingredientes: 2 claras; meia xícara (chá) de açúcar; 1 caixinha de creme de leite gelada; 4 laranjas descascadas e cortadas em cubos; 2 colheres (sopa) de coco fresco ralado e 1 colher (sopa) de raspas da casca de laranja.

Preparo: em uma panela, misture as claras com o açúcar e aqueça em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 3 minutos, sem deixar cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata até que a mistura dobre de volume. Desligue a batedeira e adicione delicadamente o creme de leite. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 1 hora. No momento de servir, acomode as laranjas em taças individuais, acrescente o creme gelado e decore com o coco fresco e as raspas da casca de laranja. Sirva.

Dica: coloque o creme apenas no momento de servir, para que não se acumule água no fundo do recipiente.

 

Tudo sobre: