EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

6 de Agosto de 2020

Receita de bolo de Santo Antônio para o dia do santo casamenteiro

A tradição diz para esconder uma medalhinha na massa do bolo; quem achar deixa de ser solteiro naquele ano

Hoje é Dia de Santo Antonio, com fama de santo casamenteiro, ele é cercado de muitas tradições, como a do bolo com a medalhinha na massa. Quem achar a medalha, deixa de ser solteiro naquele ano.
Certo é que Santo Antonio é um dos mais populares no Brasil. Muitos depositam sua fé no santo, que já era muito querido antes da sua morte por ser um protetor dos mais pobres. Sua fama era tão grande que foi canonizado rapidamente.
Então, para homenagear este santo tão querido, um bolo de amêndoas, que pode ser feito também com um ingrediente junino, o amendoim. O bolo é leve, parece uma nuvem. A receita é de Chris Paiva.

Receita de bolo de amêndoas, por Chris Paiva

Ingredientes: 4 bananas nanicas; 2/3 de xícara de óleo; 3 gemas e 3 claras (separadas; 1 xícara de farinha de amêndoas ou de amendoim (pode processar o amendoim já torrado sem pele para fazer a farinha. O mesmo com a amêndoa); 1 xícara de farinha de aveia ou de trigo; 3 colheres (sopa) de amêndoa ou amendoim em lascas; 1/2 xícara de açúcar mascavo;1 xícara de açúcar; 1 colher (chá) de canela em pó; 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Preparo: Bata no liquidificador 4 bananas (nanica), 2/3 xícara de óleo e 3 gemas. Reserve. Na batedeira, bata as claras em neve. Reserve. Em uma tigela grande, misture os ingredientes secos. Junte os líquidos batidos com os secos e misture suavemente. Acrescente as claras em neve. Asse a 180° por 30 minutos aproximadamente em forma forma (28x12cm) untada e enfarinhada.

Dica: coloque uma medalhinha de Santo Antonio na massa  antes de assar. Depois, faça a brincadeira do santo casamenteiro. Quem achar a medalha deixa de ser solteiro em um ano, diz a tradição. 

Tudo sobre: