EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

11 de Agosto de 2020

Receita de bolo caramelado de banana tem massa fofa e cobertura docinha

O bolo invertido é um clássico que sempre faz sucesso entre adultos e crianças

Este bolo é sucesso garantido entre crianças e adultos. para quem não gosta de banana, é só trocar por abacaxi ou pêssego, por exemplo. Eu sempre preparo variando as coberturas. E vai tudo para o forno de uma só vez, facilitando o trabalho.

 Ingredientes: Calda: 1 xícara de açúcar; 1/3 de xícara de água; 1 colher (sopa rasa) de manteiga sem sal; cerc ade 6 bananas fatiadas de comprido (longitudinalmente). 

Massa: 3 ovos; 1/2 xícara de óleo; 2 xícaras de açúcar; 1 xícara de leite (ou suco de laranja ou leite vegetal); 2 xícaras de farinha de trigo; 1 colher (sopa) de canela em pó e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

 Preparo calda: eu faço o caramelo na própria forma que usarei, para facilitar. Coloque o açúcar e a água em uma forma redonda com 25 cm de diâmetro e leve ao fogo médio. Vá cuidando, pois calda queima em um instante de descuido. Com auxílio de uma luva térmica, vá virando a forma para o açúcar dissolver por igual. Quando estiver cor de caramelo, desligue o fogo e coloque a manteiga. Mexa para misturar e derreter. Coloque as fatias de banana formando um desenho bonito e cobrindo todo o fundo. Reserve. 

Massa: em um liquidificador, misture os ovos, o óleo, o açúcar e o leite e bata. Transfira a mistura para uma tigela e adicione a farinha aos poucos. Acrescente a canela e o fermento e misture mais um pouco. Despeje a massa sobre as bananas e leve ao forno preaquecido (200° C) por cerca de 35 minutos ou até a massa estar assada. Retire e desenforme ainda quente sobre um prato grande. Pode servir quente com uma bola de sorvete de creme ou deixar esfriar. 

Tudo sobre: