Petiscos campeões para assistir à final da Copa Libertadores

Quatro receitas para petiscar enquanto curte esse jogaço

Neste sábado, tem final da Libertadores entre Santos e Palmeiras. Eu sou santista, não minto para ninguém, e estarei grudada em frente à TV durante a partida. Mas vou deixar uns petiscos preparados para não precisar sair do sofá nem pra abrir a geladeira. Claro, antes do jogo, uma maracujina é a pedida. Pra ficar calminha. Anota minhas dicas pra petiscar. 


 

Pipoca com manteiga e especiarias

Ingredientes: ½ xícara (chá) de milho para pipoca; ½ colher (sopa) de óleo; 1 colher (sopa) de manteiga; 1 colher (chá) de cúrcuma em pó; ½ colher (chá) de coentro em pó; ½ colher (chá) de cominho em pó; ½ colher (chá) de canela em pó; ½ colher (chá) de gengibre em pó; ½ colher (chá) de cravo-da-índia em pó; 1 colher (chá) de sal; 1 pitada de noz-moscada ralada na hora. 

Preparo: Numa panela grande coloque o óleo e o milho de pipoca. Misture, tampe e leve ao fogo médio para estourar. Mexa a panela de vez em quando, segurando no cabo e na tampa fechada - assim os grãos estouram por igual e não queimam. 
Quando o intervalo entre um estouro e outro for maior do que 2 segundos, desligue o fogo e transfira a pipoca para uma vasilha. 
Numa tigela de vidro pequena, coloque a manteiga e leve ao micro-ondas por alguns segundos apenas para derreter. Junte a cúrcuma, o coentro, o cominho, a canela, o gengibre, o cravo, o sal, a noz-moscada e a pimenta. Misture bem. 
Regue a mistura de manteiga temperada sobre a pipoca e mexa bem para misturar. Prove e ajuste o sal. Sirva a seguir.

Dica: use as especiarias que gostar. Pode colocar pimentas, tirar ou por o que preferir.

Frango crocante com catuchp temperado

Ingredientes frango: 2 peitos de frango, sem pele e sem osso, cortado em tiras; suco de 1 limão; 1 colher (chá) de sal; pimenta moída a gosto; 1 colher (sopa) de mostarda.

Para empanar: 200g de corn flakes (flocos de milho) triturado grosseiramente e 2 ovos batidos

Para fritar: 1/2 litro de óleo (ou faça na air fryer)

Molho: 100 ml de catuchp; 30 ml de shoyu e 10 ml de molho inglês

Preparo: tempere o frango com o suco, a pimenta, o sal e a mostarda. Passe no ovo e no corn flakes triturado grosseiramente. Empane até cobrir o frango com o corn flakes bem  e frite em óleo quente até dourar. Escorra em papel absorvente ou em uma grade. 

Molho: misture tudo e sirva com o franguinho frito

Linguiça na cachaça com pimenta biquinho

Ingredientes: 500g de linguiças variadas (de ervas, pimenta, frango, suína etc); azeite o quanto baste; 1 dose de cachaça; 1 colher (sopa) de mel e 50g de pimenta biquinho em conserva.

Preparo: afervente as linguiças. Fatie as linguiças. Esquente uma frigideira com um fio de azeite e coloque as linguiças. Deixe dourar levemente dos dois lados. Coloque a cachaça e flambe. Junte o mel e a pimenta e mexa. Sirva com pão.

Bolinhas de carne supertemperadas
Ingredientes: 
1 colher (sopa) de sementes de coentro; 1/2 colher (sopa) de sementes de cominho; 1 colher (café) de canela em pó; 1 pitada de cúrcuma em pó; 4 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola picadinha; 3 dentes de alho picados; 500g de carne moída (usei patinho); 1 ovo; miolo de 2 pães franceses; 1/2 xícara de leite; 1 colher (chá) de sal; 2 colheres (sopa) de farinha de rosca; salsinha picada a gosto e 1/2 colher (chá) de pimenta vermelha em pó.

Preparo: misture o pão com o leite e desmanche com as mãos. Em um processador ou pilão, coloque as sementes de coentro, o cominho, o alho, o sal, a pimenta em pó e amasse bem (ou processe) até virar pó. Misture isso à carne e à cebola picada. Junte a canela, o azeite, o ovo e o pão desmanchado. Misture bem e coloque 2 colheres (sopa) defarinha de rosca ou de pão ralado e a salsinha. Misture até ficar homogêneo. Modele bolinhas e frite em óleo quente ou asse em forno a 200ºC por cerca de 20 minutos.

 

Tudo sobre: