Pernil de cordeiro com purê de mandioquinha, ideia para o Ano-Novo

Anote esta receita diferente, que tem ainda molho de hortelã para acompanhar

Anote essa receita, que é perfeita para um jantar mais sofisticado ou para a ceia de Réveillon. Ela é de autoria do chef Fabio Sereni. Se não achar pernil, pode ser paleta de cordeiro.

Pernil de cordeiro com purê de mandioquinha
Ingredientes:
1 pernil de cordeiro (pode ser paleta); 2 colheres (sopa) de azeite; 1 cebola média; 1 cenoura; 2 raminhos de alecrim; 3 dentes de alho inteiros; 2 colheres (sopa) de farinha; 1 colher de purê de tomate; 350ml de vinho branco seco; 500ml de caldo de galinha;

Clique e Assine A Tribuna por R$ 1,90 e ganhe acesso ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em lojas, restaurantes e serviços!

Acompanhamentos: 1 acelga, pimenta e sal a gosto. Purê: 1kg de mandioquinha sem casca cozida bem macia, 1 xícara de leite e 2 colheres (sopa) de manteiga.

Para o molho de hortelã: 200ml de vinagre de vinho branco; 200ml de vinho branco; 50g de açúcar e 1 maço de hortelã.

Preparo: acenda o forno a 180°C. Desosse o pernil, retire todas as fibras possíveis e corte em grandes cubos, no caso da foto usei a ponta. Em uma assadeira, coloque o azeite e sele todos os pedaços do pernil ate dourar. Remova e na mesma travessa acrescente a cebola e cenoura picadas, doure e acrescente o alho e alecrim. Coloque o purê de tomate, a farinha e misture bem até a farinha incorporar com os outros ingredientes. Retorne com o pernil de cordeiro e cubra com uma tampa ou papel alumínio e coloque para assar por 1h30 a 2 horas ou até o pernil estiver tenro. Retire novamente o pernil e passe o caldo por uma peneira e volte ao fogo para engrossar caso precise, se estiver muito grosso, acrescente água. 

Para o purê de mandioquinha, cozinhe a mandioquinha, amasse e finalize com leite ,manteiga, sal e pimenta a gosto.

Para a acelga, corte em tirinhas finas e cozinhe por 1 minuto em água fervendo e só tempere com sal e pimenta-do-reino. 

Molho de hortelã: misture o vinagre, o vinho e o açúcar e leve ao fogo até reduzir pela metade. Espere esfriar. Pique um maço de hortelã e misture à redução. 

Dicas: quanto menor o pernil tenra será a carne porque terá menos fibras e gorduras. Por a carne de cordeiro ser levemente adocicada, molhos a base de hortelã combinam bem. 

Tudo sobre: